segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Onde é que eu já vi isto?

Ao ler a sinopse de uma novidade da editora Quinta Essência, tive um forte déja-vu...

Sinopse: Às vezes o amor dura mais do que uma vida

Daniel passou vários séculos a apaixonar-se pela mesma rapariga. Vida após vida, atravessando continentes e dinastias, ele e Sophia (apesar de ela mudar de nome e forma) têm sido atraídos um para o outro, e ele lembra-se de tudo. Daniel tem «a memória», a capacidade de recordar vidas passadas e reconhecer as almas daqueles com quem viveu anteriormente. É um dom e uma maldição. Por todas as vezes que ele e Sophia estiveram juntos ao longo da história, também foram afastados dolorosamente, fatalmente. Um amor sempre demasiado curto.

Intercalados na actual relação de Sophia e Daniel há vislumbres da sua longa história juntos. Da Ásia Menor em 552 à Inglaterra de 1918 e à Virginia de 1972, as duas almas partilham um longo e, por vezes, tortuoso caminho de busca contínua uma pela outra. Mas quando a jovem Sophia (agora «Lucy» no presente) começa finalmente a despertar para o segredo do seu passado em comum, a compreender a verdadeira razão da intensidade da sua atracção, a força misteriosa que sempre os afastou reaparece. Em última análise, têm de compreender o que se atravessa no caminho do seu amor para poderem passar a vida juntos.

Em Nome da Memória, uma história mágica de amor verdadeiro, devastadora e cheia de suspense, prova o poder e a resistência de uma união que estava destinada a ser.

E qual é o déja-vu? Bem, a sinopse lembra-me fortemente um bocado importante do enredo de Fallen/Anjo Caído, de Lauren Kate. É que até os nomes dos personagens são praticamente iguais. Será que ainda há coincidências?

9 comentários:

  1. Olha que nunca tinha reparado. Já tive o prazer de ler o "Anjo Caído", que gostei bastante, e este "Em Nome da Memória" chegou-me recentemente a casa e confesso que nunca me passou pela cabeça tamanha coincidência. xD ... Mas foi bem visto, sim senhora. ehehe

    beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Obrigada. ^^

    Para dizer a verdade, tenho que te dar algum crédito - tenho o teu blog no blogroll e foi lá que li a sinopse em primeira mão. ;) Como também gostei muito do Fallen, topei logo as semelhanças e fiquei boquiaberta. xp

    Cumps.

    ResponderEliminar
  3. Agora é ver se é mesmo só coincidência ou não .... ;) É uma leitura que espero desfrutar em breve.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Fico à espera do comentário ao livro no teu blog então. ;)

    ResponderEliminar
  5. Às vezes coisas do género acontecem por coincidência.
    Às vezes o autor do livro não consegue mesmo descolar-se inicialmente das influências de outro autor (como o primeiro livro da Sandra Carvalho, relativamente à Juliet Marillier)
    Às vezes a semelhança até é ao contrário, mas um teve a sorte de ser editado primeiro.
    Outras vezes a culpa nem é do autor.
    Pode acontecer o autor escrever algo parecido por acaso, mas nunca leu, e faz parte da função dos seus editores conhecer o mercado e alertar para algumas mudanças pontuais: nomes de personagens, alguns pontos comuns no enredo. Mas certamente ninguém conhece todos os livros editados, e pode-se dar o caso de à própria editora interessar a semelhança.
    Às vezes a história nem é assim tão parecida, mas as editoras escolhem associá-las a obras de sucesso confirmado (quantas vezes já lemos comparações nas capas dos livros, que consideramos surreais), de forma a garantir também um pouco de sucesso, e alterar nomes de personagens é apenas uma ferramenta nesses casos.
    Não li nenhuma das obras, por isso não posso falar. Só lendo é que se tira a teima: são parecidos ou não?

    Se forem, dificilmente ficamos a saber se foi de propósito ou não :P

    ResponderEliminar
  6. Gostei do teu comentário. Bem dito. Há uma data de razões para estas coincidências.

    Fui pesquisar e neste caso até não parece um "colamento" ao que foi publicado primeiro (penso que foi o Fallen). Mas os editores e a escritora deviam ter um pouco mais de cuidado. Como referiste, podiam mudar qualquer coisita, nem que sejam os nomes dos personagens. É que afastam potenciais leitores. Se eu lesse a sinopse com outros nomes, por exemplo, já não associava tanto os dois livros. Até podia ficar curiosa para lê-lo por a premissa ser parecida, pois quereria ver como é que a autora tinha desenvolvido a história. Presentemente só estou um bocado relutante em gastar dinheiro para ler a mesma história. :/ Vou esperar para ver algumas críticas e procurar mais informação sobre o livro.

    ResponderEliminar
  7. A sério? Mmm, e tem graça que eu adicionei estes dois quase ao mesmo tempo à wishlist. Acho que os vou ler seguidos para testar a tua teoria xD

    ResponderEliminar
  8. Estou curiosa para ver como isso corre. xD No fim até podem não ter nada a ver um com o outro. :P

    ResponderEliminar
  9. Oops, algo correu mal com a subscrição de respostas ao comentário, e só agora é que vi :P

    Pois, às vezes acontece isso mesmo, as coisas nem são assim tão parecidas, e bastaria mudar o nome das personagens para tirar logo a impressão de "onde é que eu já li isto" com que tu ficaste.
    Nos dias de hoje, ao preço que os livros estão, eu raramente aposto num livro sem ler e ouvir criticas e opiniões que valorize. Podes fazer o mesmo e vir a descobrir que é material para a lista afinal. O máximo que pode acontecer é demorares mais um tempinho até o ler ;)

    ResponderEliminar