quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Caçadora de L.J. Smith

Sinopse: Jez Redfern é destemida e corajosa e uma caçadora de vampiros... mas não desconhece as suas origens. Educada pela família Redfern, a menina de cabelos de fogo e olhos verde-prateados cresceu e tornou-se chefe incontestada de uma quadrilha de vampiros salteadores. Mas um dia descobre algo que abala a sua vida: descobre que a mãe era um ser humano. Jez é meio-vampira! Decide abandonar o Mundo da Noite e ingressa no Círculo da Aurora, que protege os humanos.

Mas quando o Círculo da Aurora a envia numa caçada a um dos lendários Poderes Antigos, depara-se com grandes dificuldades. O Mundo da Noite quere-a de volta, em especial Morgead, o lindo vampiro olhos verdes que insiste que são almas gémeas. Jez acaba por ficar irresistivelmente atraída por ele… mas tem medo de que se provar de novo o gosto de sangue, se possa tornar outra vez a Caçadora...
 
Opinião: Jez tem uma vida bastante simples, entre caçar humanos com o seu gangue de vampiros e lutar com Morgead pela liderança do mesmo. Mas descobre que é meio-vampira, meio-humana - e considerada uma aberração para o Mundo da Noite. Incapaz de continuar a matar, decide fugir, procurar o Círculo Aurora e viver com os seus tios, enquanto mantém uma existência secreta como caçadora de vampiros.
 
Como é típico desta autora, muitas vezes as suas personagens vêem-se de repente a ocupar os sapatos do outro lado. Aquele com o qual nunca pensariam que se identificassem. Também é típico não deixar as coisas por aqui. A autora introduz uma profecia que corre no Mundo da Noite e que põe várias facções à procura dos Poderes Indomáveis - terão um papel a impedir fim do mundo humano. É claro que muitos os querem ver mortos. O Círculo Aurora não, e põe Jez na sua pista, graças à qual volta a cruzar-se com Morgead e o gangue.
 
É claro que as coisas não são tão simples como parecem e entre descobrir que Morgead é a sua alma gémea e morrer de medo que ele descubra que já não vive como vampira, Jaz não tem mãos a medir. Típico é também o final feliz da praxe, mas devo dizer que fiquei no escuro quase até ao fim sobre quem era o Poder Indomável. Gostei.
 
Agora eu sei que me estou a repetir mas gostava mesmo de saber que raios é que deu ao/à editor/a responsável por esta série, porque está a fazer um trabalho terrível. Começaram por publicar o 1º e o 2º livros da série; depois publicaram o 5º e o 7º; na badana mencionam que vão publicar a seguir "Brilho de Bruxa", que (vai à Wikipedia ver os nomes dos livros da série) imagino que seja o 9º livro da série.
 
Se bem que esta série tem tido até agora cada livro bastante auto-contido e sem praticamente referências aos anteriores, a partir deste isso muda. Há referências a um casal anterior (felizmente é o do 5º livro), e há o enredo dos Poderes Indomáveis, que se estenderá por vários livros. Não consigo ver qualquer lógica na escolha dos livros a publicar e acho que estão a prestar um mau serviço aos leitores e a eles próprios, pois esta brincadeira pode afastar potenciais leitores não só desta série como dos livros publicados pela editora, mas se calhar sou só eu que acho isto. *shrugs*
 
Título original: Huntress (1997)
 
Páginas: 256
 
Editora: Planeta
 
Tradutor: Jorge Colaço


2 comentários:

  1. Tenho curiosidade sobre esta saga, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros.

    Também nunca percebi porque certas editoras fazem essas publicações não lineares, e acho que assim só perdem leitores. Eu, por exemplo, odeio estar a comprar assim e Às vezes prefiro comprar em Inglês, que ao menos sei que estou a ler pela ordem correcta.

    ResponderEliminar
  2. Creio que me estou a repetir e já mencionei isto na crítica ao livro anterior, mas aí recomendo mesmo os omnibus em inglês. Se não tivesse começado a comprar em português e até gostar bastante das capas (as modelos usadas nas capas são muito parecidas ao que é descrito das protagonistas, btw), faria o mesmo. ;)

    ResponderEliminar