sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Em Retrospectiva... (II) com Resoluções de Ano Novo à mistura

Tanta conversa ontem sobre o diário de livros, quando a minha intenção era chegar a fazer umas contas... E justificar porque é que contabilizei as seguintes categorias.

  • Li 128 livros este ano - sem dúvida que não esperava ler tanto, mas tenho aproveitado muito bem os intervalos e férias que tenho. Não me proponho a ler mais para o ano, que acho que não tenho "pica" para tal, mas espero ler pelo menos 80 a 100 livros.
  • A média de livros por mês é de 10,(66) livros - sendo o mês em que li mais Setembro, com 16 livros, e o mês em que li menos Março com 3 livros. Grande variação, hã?
  • Não sei quanto gastei com o "vício", mas muitos livros foram adquiridos, alguns ofertas e poucos trocas - tenho de alterar isto, até porque tenho uma bela pilha de livros por ler.
  • O Goodreads diz-me que tenho uns 50 livros por ler, mas parece-me que hei de ter mais alguns, entre livros da revista Sábado e outros que tais. Again, tenho de ler mais e comprar menos.
  • Li 9 livros de autores portugueses e 1 com colaborações portuguesas (o Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas) - ideia para 2011, procurar ler mais autores portugueses, parece-me que há alguns bastantes bons por aí.
  • Li 9 livros em inglês (sem contar com o li em inglês para a faculdade), e espero aumentar este número em 2011, pois ao preço que os livros estão em alguns casos, e com subidas de IVAs e quejandos, suponho que vou apostar um pouco mais no Book Depository, continuando a apostar nalguns autores e editoras.
  • Li 5 livros que considerei "clássicos", por terem uma certa idade (qualquer coisa como mais que 40 anos) - ideia para 2011, procurar ler mais uns clássicos, nem que seja a minha querida Jane Austen.
  • Li 9 livros de BD, entre 7 livros de tiras e 2 novelas gráficas - gostava de apostar mais neste segmento, particularmente naqueles livrinhos de manga da Asa.

Juro que não fiz de propósito serem tantos "9 livros", no entanto é curioso, talvez se torne no meu número da sorte. Não sou muito fã de fazer resoluções de Ano Novo, pois geralmente saio desapontada com a minha incapacidade de as atingir, mas deixei neste texto alguns objectivos e ideias a atingir no ano que vem; acho que consigo cumpri-los se não lhes chamar Resoluções de Ano Novo - digamos que é uma coisa psicossomática, a minha incapacidade de cumprir Resoluções de Ano Novo. Tenho também que tornar a frase "ler mais, comprar menos" no meu mantra. xD

Deixo apenas um desejo de Boas Entradas, e de muito boas leituras para 2011.

Cumprimentos,
p7

1 comentário:

  1. Eu não poderia deixar de citar o "ler mais, comprar menos" e dizer que esse devia ser o meu mantra. :)

    128 livros, é muita coisa! E deve ser difícil conseguir fazer mais que isso, mas nunca se sabe.

    Um excelente 2011, com muitas boas leituras.

    ResponderEliminar