segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Lua Azul de Alyson Noël

Sinopse: Quando Ever está a aprender tudo o que consegue sobre as suas novas capacidades como imortal, iniciada nesse mundo sombrio e sedutor pelo seu amado, algo de terrível acontece a Damen. Os poderes de Ever aumentam mas os de Damen começam a enfraquecer depois de ter sido acometido por uma doença misteriosa que lhe ameaça a memória, a identidade e a própria vida.

Desesperadamente ansiosa por salvá-lo, Ever viaja até à misteriosa dimensão conhecida por Summerland, onde descobre não apenas os segredos do passado de Damen - a história de brutalidade e de tortura que ele queria manter oculta -, como também um texto antigo que revela os mecanismos do tempo. Com uma Lua Nova iminente a enquadrar a sua única possibilidade de viajar no tempo, Ever vê-se obrigada a decidir entre fazer o relógio andar para trás e salvar a sua família do acidente em que morreram... ou ficar no momento presente e salvar Damen, que fica cada vez mais fraco a cada dia que passa...
 
Opinião: Depois dos acontecimentos em Eternidade, Ever junta-se a Damen como uma Imortal, treinando as suas recém-descobertas capacidades. Mas o "felizes para sempre" não é assim tão duradouro - aparece Roman, um jovem misterioso e que dá um mau pressentimento a Ever. De repente, tudo se começa a desmoronar à sua volta. Damen já não a reconhece. A hierarquia social da escola cai por terra. Com Damen a ser envenenado e sem tomar o sumo de imortal que toma, Ever está numa corrida contra o tempo para salvar Damen e, quem sabe, a sua família.

O primeiro livro não me tinha impressionado muito, salvo algumas coisas. A este pude apreciá-lo muito melhor. A autora tem uma escrita que me cativou, mais elaborada e bonita que a que podemos esperar geralmente em livros deste tipo. A protagonista, Ever, também é das que mais gosto. Não se faz de coitadinha e tenta resolver os obstáculos que se lhe põem da melhor maneira que pode. E resolve-os sem precisar de se apoiar no protagonista masculino.

O que me leva a outro aspecto - Damen, o protagonista masculino, parece-me ainda pouco desenvolvido e fraco como personagem. A autora ainda não nos apresentou o suficiente dele para me fazer perceber porque é ele a alma gémea de Ever. Tudo o que sei é que funciona em função de Ever, sem ter amigos próprios, o que não é muito abonatório. E com o enredo desenvolvido neste livro, apesar de ficarmos a saber mais algumas coisas sobre ele, achei que ficamos a conhecer muito melhor Ever, pelas suas atitudes e reacções ao longo da história.

O desenrolar do enredo foi outra coisa que me deixou deliciada e frustrada ao mesmo tempo. Por um lado, há pequenas coisas que são confusas, enquanto que outras são mesmo claras e imaginativas. Roman como vilão deixou-me curiosa quanto aos seus motivos, mas depois a revelação no fim foi um bocado "apressada". A exploração de Summerland é definitivamente interessante. O volte-face final explicado cientificamente foi um bocado fraco. Como estou num curso de ciências, aquela explicação foi para mim um pouco atabalhoada e tenho dúvidas quanto à sua correcção científica.

Em geral, gostei, mas mais pela heroína, pela escrita e pelo cenário do que pelo enredo. Sorte a minha que o próximo sai já em Janeiro. Espero que se note uma evolução na criação do enredo principal.
 
Título original: Blue Moon (2009)
 
Páginas: 288
 
Editora: Gailivro
 
Tradutor: Pedro Garcia Rosado

2 comentários:

  1. Ainda não cheguei a ler o primeiro livro desta saga e já há opiniões positivas em relação ao segundo (para além de o terceiro livro estar quase a sair).

    Sem dúvida que tenho que começar a ler esta saga!!

    ResponderEliminar
  2. Quando tiveres oportunidade de ler, força! Acho que o primeiro livro pode parecer um pouco fraco em alguns aspectos, mas creio que vai valer a pena acompanhar a autora ao longo dos livros desta série. ;)

    ResponderEliminar