quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

The Walking Dead Volume 1 - Dias Passados de Robert Kirkman e Tony Moore

Sinopse: Quantas horas passam por nós quando as não gastamos à frente da televisão?

Quando é que nós ou os nossos amigos trabalhámos para ter aquilo que sempre desejámos?

Quanto tempo passou desde que sentimos uma real necessidade de algo que queríamos?

O mundo que conhecemos desapareceu. O mundo do consumismo e de necessidades frívolas foi substituído por um mundo de sobrevivência e de responsabilidade. Uma epidemia de proporções bíblicas assolou o globo, fazendo com que os mortos ressuscitem e se alimentem dos vivos. No espaço de meses a sociedade desmoronou-se, não há Governo, não há Centros Comerciais, não há correio, não há televisão por cabo. Num mundo governado pelos mortos, somos obrigados a começar a viver.

Opinião: Até este ano nunca tinha lido nenhuns livros, ou visto nenhuns filmes, de zombies (que me lembre). Simplesmente nunca me interessei pelo tema. "Um bando de mortos-vivos a andar por aí? Que piada é que isso tem?", pensava eu. Bem, começo a descobrir que o interesse das obras com a temática zombie pelo meio não é no monstro em si, mas naquilo que desperta na natureza humana. Porque como é que alguém se mantém humano num mundo dominado por seres inertes, inumanos e mortos? Penso que é isso que obras como o Guerra Mundial Z e esta série de BD tentam abordar.
 
A piada deste volume para mim foi mesmo o poder acompanhar um grupo de pessoas tentando sobreviver dia após dia a um apocalipse "zombico". Não sou assim grande crítica quanto à parte desenhada das BDs, no entanto posso dizer que apreciei o uso de preto, branco e tons de cinzento na coloração. Permite-nos focar no que é realmente importante, a história. Se bem que tenho que mencionar uma coisa que por vezes me faz confusão ao ler BD, e nesta não é excepção: é que a certa altura começo a confundir alguns personagens por terem traços parecidos. Provavelmente deve-se a eu ser um bocado "iliterada" visual, já que não costumo ler muita BD. Mas aqui a coloração vira-se contra mim e dificulta-me o perceber quem é quem. Lá para o fim é que me habituei a distingui-los.
 
Bem, voltando à história. Gostei. Como leitora recebi aquilo que estava à espera: pinceladas de uma vida pós-apocalíptica, pessoas com personalidades e idiossincrasias diferentes tentando conviver e sobreviver. O final deste volume traz-nos uma cena que me deixou de coração apertado e curiosa para ver o desenrolar da história.
 
Título original: The Walking Dead Volume 1 - Days Gone Bye (2004)
 
Páginas: 144
 
Editora: Devir

2 comentários:

  1. Se já confundes as personagens no primeiro volume, então vais ver-te "às aranhas" a partir do segundo, que é quando mudam o artista e piora 200% no factor diferencial entre algumas personagens.
    Mas concordo com o que dizes sobre os filmes/histórias de zombies, e é por isso mesmo que gosto do género.

    ResponderEliminar
  2. Quando tinha mais tempo lia imensos mangas e com o tempo comecei a habituar-me a ver as pequenas diferenças de personagem para personagem, com o tempo vais lá ;)

    Estou curiosa em ler esta BD... tenho a série no pc para dar uma olhadela, mas como não podia deixar de ser, uma coisa é série, outra é o que lhe deu origem!!

    ResponderEliminar