domingo, 10 de abril de 2011

Blue Bloods, Melissa de la Cruz


Opinião: Não estava à espera de gostar tanto deste. É frívolo nalguns aspectos, já que os personagens principais são adolescentes ricos e privilegiados de Nova Iorque, e a autora cada vez que se põe a descrever alguém e à roupa que usa acrescenta sempre a marca. É quase como ler uma daquelas revistas do social - uma espécie de guilty pleasure.

Isto para dizer que quem gosta de Gossip Girl vai gostar deste, porque a atmosfera é parecida, só que com personagens que descobrem que fazem parte duma elite vampírica de Nova Iorque. Mas o que me fez mesmo gostar do livro foi a interpretação própria que a autora deu à mitologia vampírica, dando-lhe uns pozinhos de mitologia angélica e envolvendo-as com um episódio curioso da história americana precoce, o desaparecimento da colónia de Roanoke no fim do século XVI.

Os personagens também me cativaram (gostei bastante da Schuyler, da Bliss, do Oliver e até da Mimi, a miúda mazona popular que todos adoramos odiar), mas acho que sendo este o primeiro livro a autora ainda está a desenvolver os personagens e gostava que ela desse alguma dimensão a certos personagens.

O enredo começa por apresentar-nos os personagens aos poucos, alternando o ponto de vista na 3ª pessoa entre a Schuyler, a Bliss e a Mimi, envolvendo pelo meio um mistério que não fica completamente resolvido no fim, dando o pontapé para o próximo livro.

Uma última nota para a edição que tenho, a britânica, cujas capas têm um ar mais interessante que a americana, e um extra, acabamento brilhante na parte de trás da capa e na lombada. Perco-me com livros com acabamento brilhante.

Páginas: 336

Editora: Atom

2 comentários:

  1. Grrr, também quero as edições britânicas! Quando é que eu vou aprender que são muito mais giras do que as US? :D LOL

    A minha opinião vai de encontro à tua, acho que a mitologia vampírica da autora é muito original e gostei bastante por isso. :)

    ResponderEliminar
  2. Lol agora já estás prevenida e para a próxima vez que começares uma série, podes ver se há a edição UK primeiro. xD

    Ah, adorei a maneira como ela construiu a mitologia. E estou a ler o 2º e a ficar com a sensação que ela tem a história algo programada, sem ir inventando tudo à medida que avança. O que quanto a mim é muito bom. :)

    ResponderEliminar