quarta-feira, 20 de abril de 2011

Crescendo, Becca Fitzpatrick


Opinião: Este livro foi difícil para mim. Se pegarmos em coisas que gostei e coisas que me deram vontade de esganar alguém o que é que obtemos?

Primeiro as coisas boas. Uma das coisas que gostei que a Becca Fitzpatrick fizesse no outro livro, também o fez neste, que é atar bem as pontas soltas no fim do livro. A sério, as coisas fizeram sentido para mim no fim, e dado que ela nos foi dando as coisas aos bocadinhos durante o livro, no fim não foi preciso uma cena de info-dump para explicar o que não havia sido explicado. Também louvo a capacidade da autora de não cair no cliché óbvio de fazer aparecer um 2º rapaz e criar um triângulo amoroso como vai sendo moda nestes livros.

Agora aquilo que eu odiei mesmo foi que a autora tornou a Nora numa miúda ciumenta e orgulhosa e que fez uma data de asneiras neste livro. Eu tinha a Nora por uma rapariga esperta, mas bolas começando no facto de ela acabar com o Patch logo no 2º capítulo, passando por ela achar que o Patch anda com a Marcie Millar e ter ataques de ciúme e estupidez descomunais, até à incapacidade dela de perceber certas coisas que foram óbvias para mim, e chegar a achar que o Patch era um vilão...

É claro que uma consequência deste drama todo é que fizeram falta ao livro as interacções Nora-Patch. Uma das minhas coisas favoritas no outro livro era a troca de galhardetes entre estes dois, mas dado que as interacções entre os dois eram quase sempre cenas de ciúmes ou a incapacidade do Patch abrir o jogo e revelar logo algumas coisas à Nora para ver se ela se calava, tais conversas escaldantes estiveram ausentes.

Bem, agora chega de negatividade. Uma coisa boa deste livro é que eu não suportava a Vee do outro livro, mas agora até foi uma sidekick muito decente, e paciente, para a Nora. Também não estava à espera que o vilão deste livro fosse quem acabou por ser. Boa jogada, Becca Fitzpatrick. O enredo, à parte o drama Nora-Patch, até é bastante interessante e cativante.

E percebo agora as pessoas que ficaram doidas quando o livro saiu ao lerem o raio de cliffhanger que ela pôs no fim. Não estava definitivamente à espera que alguém se lembrasse de deixar as coisas assim penduradas no fim de um livro. Mas não me queixo; o cliffhanger acabou por tornar as coisas mais interessantes e é uma das razões principais pelas quais eu vou ler o 3º livro, Silence.

Sendo que as outras razões são que até gosto da mitologia, que estou curiosa acerca dos mistérios ainda por revelar da história, e que eu sou parva o suficiente para acreditar que a história não se vai enterrar noutro drama destes no próximo livro, ou god forbid, num triângulo amoroso ridículo.

Por favor, Becca, não era necessário todo este drama, há livros em que os personagens principais estão envolvidos numa relação e não é necessário arranjar-lhes entraves a cada livro (ver The Body Finder, da Kimberly Derting), porque até é divertido vê-los como um casal normal e são. Vamos poder ver um Patch e uma Nora minimamente fofos e, quem sabe, com algumas hormonas à mistura? Pleaaaaaaaaaase?

Última nota para a tradução, que me pareceu boa, com excepção de que um pouco mais de atenção ao contexto (uma cena na casa da Marcie Millar) evitava que se traduzisse por "1º andar" aquilo que era na verdade em português um "rés-do-chão", e por "2º andar" o que era um "1º andar". Até eu sei que os Americanos chamam ao rés-do-chão first floor (ou ground floor, às vezes), e ao 1º andar second floor, por isso achei um erro desnecessário na tradução.

Título original: Crescendo (2010)

Páginas: 336

Editora: Porto Editora

Tradutora: Irene Ramalho

4 comentários:

  1. Vou bater tanto com a cabeça na parede quando estiver a ler este livro...

    Tens a edição tuga? E tiveste direito à pena-caneta vermelha? Vi hoje na livraria xD

    ResponderEliminar
  2. LOL Eu própria sinto-me um pouco como se tivesse passado o tempo todo a bater com a cabeça na parede enquanto estava a ler este livro (ou pelo menos quando a Nora estava a fazer coisas estúpidas, que era a maior parte do tempo :P), por isso é justo que alguém partilhe a minha miséria. xD Coisa boa deste livro - a Nora podia neste momento candidatar-se a um dos meus ódios literários. :P

    Tenho a edição em PT, mas sinto-me enganada, porque não havia caneta nenhuma onde comprei. I'm shocked. :P Onde é que viste? Se calhar é exclusivo dessa loja, como costumam fazer às vezes. :S

    ResponderEliminar
  3. Leitoras Masoquistas Anónimas, mais um grupo de apoio que temos de criar *sigh* mas pronto, já tens um possível ódio literário, go Nora!

    Vi na Bertrand! http://www.bertrand.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=280970 deve ser mesmo exclusivo deles...que pena, mas também lá é sempre mais caro... :s

    ResponderEliminar
  4. Hoje fui à Bertrand e também vi. Curiosamente tinham uma pilha de livros sem a pena e alguns na estante onde põem os livros no Top 10 com a pena. :p Mas agora é de aproveitar, que com a Festa da Leitura da Bertrand, ou lá o que é, este livro está a 20% de desconto. ;)

    ResponderEliminar