quarta-feira, 1 de junho de 2011

Beauty, Robin McKinley


Opinião: Este é um dos meus contos de fadas favoritos, por isso a expectativa era grande, além de que a autora tem-me sido bem recomendada. Só posso dizer que adorei! A autora pega num conto bastante popular e cria uma versão única. Chega-te para lá, Disney. (Ainda para mais quando muita gente desconfia de que se basearam nesta versão para o filme animado. As parecenças são facilmente identificáveis.)

Uma das opções que é tomada em relação ao conto original é a família espectacular que a Beauty tem, ao contrário de ter umas irmãs malvadas. O cuidado a descrever a queda de graça da família e a vida familiar acaba por dar uma dimensão ao carácter da Beauty e à sua decisão de substituir o pai no castelo do Beast.

Fiquei encantada com o castelo e tudo o que o rodeia, com a dimensão mágica a manifestar-se subtilmente em tudo o que rodeia os personagens, desde a floresta mutável, ao material que se limpa sozinho, aos pratos voadores ou às "ajudantes" de Beauty na arrumação do quarto e preparação da roupa do dia. Devo dizer que as achei muito chatinhas, especialmente numa cena em que querem que a Beauty use à força toda um vestido que ela não quer. Acho que elas não conhecem o ditado popular "apanham-se mais moscas com mel do que com vinagre".

Gostei bastante da maneira com a autora escreve, criando um extensão do conto sem exagerar. Afinal é possível escrever uma história satisfatória em menos de 300 páginas. Alguém vá avisar os escritores de YA que andam por aí hoje em dia. Por mim, vou continuar a explorar os livros desta escritora. Sei que ela escreveu outro reconto de A Bela e o Monstro, e estou curiosa por ver os livros de contos, ou o Sunshine, ou o Pegasus - apesar da nítida preferência da autora por não escrever sequelas, este vai ter uma.

Páginas: 272

Editora: Random House (chancela David Fickling Books)

3 comentários:

  1. Mais uma que gostou. :)
    Já sabes que aconselho o Sunshine, mas aposto que os outros livros dela também são excelentes (o próximo que vou ler será o Deerskin)

    Concordo plenamente com a tua opinião (e sim, eles foram chatinhos quando insistiram que ela usasse o vestido).

    ResponderEliminar
  2. Eia, gostaste! É um livro fofinho, não é?
    Yep, também me cheira que a Disney tenha usado este livro para a animação, já que as semelhanças são muitas, e sendo a primeira edição do Beauty muito mais antiga do que o filme. Isto não seria grave se tivessem pago à senhora o copyright. :o Bad Disney!
    O Sunshine tens de ler, sem dúvida, ainda que seja muuuuito mais complexo do que o Beauty, mas o estilo da autora mantêm-se. :)

    ResponderEliminar
  3. @ Ana C. Nunes, yay! Gostei muito, especialmente como a autora nos consegue encantar com as história. :)
    E Sunshine o próximo será! Com tantas boas opiniões e recomendações (as vossas :D)... ;)

    @ jen7waters, foi tão giro voltar por momentos à infância e ler este livro como se estevesse a contactar com o conto pela primeira vez. Giríssimo. :D
    Como disse acima, convenceram-me. ;) Tenho que pôr as minhas mãos num exemplar do Sunshine. :D

    ResponderEliminar