sábado, 11 de junho de 2011

Estrela de Nariën III - O Coração do Mundo, Susana Almeida


Opinião: Levei tanto tempo a assentar a minha opinião... Penso que fiquei um pouco nostálgica por estar a acabar a trilogia. Li os livros em meses seguidos, sem tempo para me esquecer de detalhes, e por isso senti como se tivesse acompanhado esta aventura ao minuto.

Primeiro, os personagens. Vou sempre lembrar-se do Lochan e da Zahara (por serem o casal sempre às turras, sempre uns belos obstáculos a eles próprios, sempre a proporcionar-nos umas gargalhadas), do Aheik, da Lakshmi, do Kyran e da Rhea (pelo que de bastante emocionante lhes aconteceu durante este livro), da Nia (porque era uma caixinha de surpresas que tinha os seus segredos), até da Étain (uma vilã convincente, mas com um final que me deixou algo desconcertada - ao mesmo tempo que compreendo e aceito porque é que as coisas se deram assim).

O enredo, cheio de reviravoltas. Parece que nunca acontece o que se está à espera. Creio que quaisquer conjecturas que tenha feito durante a leitura deste livro sairam bastante ao lado. Temos pequenos momentos bem-humorados, mas penso que este livro é talvez o mais sombrio dos três, pela quantidade de personagens que nos deixam e pelo culminar da história. Ah, e o final. Sou uma taradinha por finais felizes, por isso gostei do epílogo "três anos depois...".

Os pontos menos bons prendem-se com o serem livros um pouco mais juvenis, e isso nota-se na linguagem, nos personagens e no desenrolar da acção, mas creio que mesmo assim me vão ficar na memória. Passei uns bons momentos a ler esta história, e estava sempre a "devorar" os livros (era difícil limitar-me a ler por semana o que tínhamos acordado nas leituras conjuntas do fórum Bang!). Alguns personagens são memoráveis, o enredo cativante e a história conseguiu reservar-me umas boas surpresas. É uma autora a manter debaixo de olho, pois estou curiosa para ver o que nos reserva o próximo livro que escreva.

Páginas: 400

Editora: Saída de Emergência

Sem comentários:

Enviar um comentário