domingo, 17 de julho de 2011

Dia 7 - Livro que te desiludiu

Bem, de momento não me estou a lembrar dum livro que me tenha desiludido espectacularmente (a não ser que me queira repetir, referindo o A Lenda do Cisne, de que falei no dia 2). Tenho no entanto a referir dois livros que li recentemente, e que sendo ambos o segundo livro da série, tornaram a heroína numa idiota ciumenta e aparvalhada que só mete os pés pelas mãos.

Estou a falar de Torment, de Lauren Kate, cuja heroína Luce passa mais tempo a discutir com o seu beau, Daniel, por ele não lhe contar nada, que a descobrir o que realmente interessa (nem que seja por outros métodos), que é "porque raios está ela sempre a reencarnar?".

Estou também a falar de Crescendo, de Becca Fitzpatrick, cuja heroína Nora passa mais tempo a seguir o Patch e a meter-se numa série de sarilhos por causa dos ciúmes do que a descobrir... bem, agora falha-me o que é que ela descobriu neste livro. Quaisquer informações importantes reveladas neste livro foram afogadas pela parvoíce da Nora.

A sério, será demais pedir que um casal se junte num livro sem embarcarem logo em tolices e cenas ridículas? Especialmente a custo de heroínas que deviam ser inteligentes e perspicazes, mas que à volta do seu apaixonado perdem completamente a cabeça.

6 comentários:

  1. Por acaso, tinha na ideia de ler estas duas sagas, especialmente a primeira, mas as opiniões que tenho lido deixam-me reticente, pois sinto que me vou desiludir, tal como aconteceu contigo...

    ResponderEliminar
  2. Talvez se não fores com as expectativas muito elevadas... Por alguma razão até gostei minimamente do 1º livro de cada série, mas os 2º livros, entre o tornarem a protagonista feminina uma tolinha, e o levarem imenso tempo a chegarem a algum lado, no que concerne os "mistérios" em volta da heroína... Deixaram-me ambos irritada, mas não o suficiente para deixar de ler a série.

    Se fores para a leitura com a consciência de que não são obras-primas, deve correr bem. :P Ajuda o não gastar um balúrdio nos livros, e é por isso que estou a ler os da Lauren Kate em inglês. :)

    ResponderEliminar
  3. Acredito que te tenha deixado nesse estado de espírito. Também não gosto quando tal acontece, pois gosto de personagens fortes. Por exemplo, não gostei muito do primeiro volume do Orbias, em parte por uma das personagens principais ser um tolinha, como mencionas, e completamente obcecada pela sua cara metade. :s

    Quanto a ler em inglês, tenho um pequeno problema, pois se a linguagem for demasiado complexa não consigo ler. O meu inglês não é muito bom, por isso se a escrita da primeira autora for género Alex Flinn, ponderarei ler em inglês.

    ResponderEliminar
  4. Suspiro por uma heroína que não fique tontinha quando há rapazes ao barulho... :P Mas penso que a ler livros no género YA não vou lá. xD

    Quanto ao inglês, penso que não é difícil, neste género a dificuldade é geralmente a mesma... Mas já li o livro há mais de um ano, não tenho a certeza. :/ Se quiseres experimentar sem comprar posso emprestar o meu exemplar do Fallen. ;)

    ResponderEliminar
  5. Lol. Concordo plenamente contigo, o pior é que elas são raras nesse género literário, tal como mencionas. :P

    Ok, vou experimentar ler em ebook, quando tiver menos livros pendentes, e se vir que o inglês é acessível, seguirei o teu conselho. Quanto ao empréstimo obrigada, por enquanto penso que não lerei, pois tenho demasiados livros por ler. Contudo, obrigada pela confiança. :)

    ResponderEliminar
  6. eu adoro o patch, sou tipo uma patcharm e defendo com unhas e asas o meu bad boy angel favorito e apesar de muito dos livros que leio serem o mesmo, a rapariga seguir o parceiro, eu adoro , pois na vida real nunca seria assim tão submissa mas já que é livro, vamos lá ler uma tolinha com um gostosão sobrenatural meio machista!

    ResponderEliminar