sexta-feira, 22 de julho de 2011

Se Eu Ficar, Gayle Forman


Opinião: Este livro começa com uma imagem normal. Uma família toma o pequeno almoço e decide ir passear de carro. Mas de repente tudo muda. Um acidente de carro deixa Mia às portas da morte, e Mia vê-se fora do seu próprio corpo a assistir involuntariamente ao resultado do acidente no seu corpo e na sua vida.

Pobre Mia. Num único momento, a sua vida é destruída por um carro, e ela vê-se no hospital a observar de fora do corpo os médicos a ajudá-la, a família e amigos a juntarem-se no hospital por ela. Encarando grandes perdas, acompanhamos Mia em vários flashbacks que nos mostram que tipo de jovem ela é, a sua relação com os pais, com a melhor amiga e com o namorado.

Se Eu Ficar é em partes iguais comovente e inspirador. Mia, a personagem principal, debate-se com a decisão de se agarrar à vida e ficar, ou simplesmente desistir e partir. É através dos flashbacks que vemos as inúmeras razões que Mia tem para viver, mas para ela estes apenas lhe dão mais uma razão para desistir.

É difícil não nos identificarmos com a Mia, com a pessoa que é e a decisão que tem de tomar. No entanto, a noção de que ela ainda tem tanta coisa à sua espera e ver que a certa altura quer desistir deixou-me pronta a zangar-me com ela. O fim tem o seu quê de encerramento, mas ao mesmo tempo fiquei com tantas questões...

Felizmente há uma sequela, Where She Went. Oh, por favor, Presença, não engonhes e publica a sequela, por favoooooooooorrrrr!!!! Se tiverem por aí o livro à mão e não leram, ou mesmo se não o têm, dêem-lhe uma oportunidade. É pequenino, lê-se depressa, mas a escrita da autora é cativante e é provável que o livro fique na memória.

Título original: If I Stay (2009)

Páginas: 216

Editora: Presença

Tradutora: Rita Graña

1 comentário:

  1. Li este livro e fiquei agradavelmente surpreendida. Foi uma leitura deveras inspiradora e emocionante... Penso que até cheguei a soltar uma ou duas lágrimas. :) Não sabia que havia uma continuação! Espero que a Presença a publique, estou contigo, por favooooooorrrrr Presença! :)

    ResponderEliminar