quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dia 24 - Personagem literária mais parecida contigo

Curiosamente, ao início só me consegui lembrar de personagens de clássicos do século XIX com um feitio parecido com o meu.

A Anne Elliot, de Persuasão de Jane Austen, porque é pacata e tímida e parece estar sempre a dar prioridade aos outros, mas ao mesmo tempo é esperta e sensata. Também porque era capaz, como ela, de me deixar convencer a não casar por o noivo ser considerado inapropriado, e era capaz de passar o resto da vida a arrepender-me dessa fraqueza.

A Jane Eyre, do livro homónimo de Charlotte Brontë, porque pelo que sei dela (de ter lido o livro há um ror de tempo e ter visto há pouco tempo a série, por isso posso tê-la interpretado mal), também é uma moça pacata, mas inteligente. Se vivesse na época dela, também era capaz, como ela, de me revoltar contra o papel a que a mulher era relegada em tempos vitorianos.

Dos tempos modernos, encontro algumas heroínas com traços meus: a Bianca, de Evernight, da Claudia Grey, por ser tímida; a Violet, de The Body Finder, da Kimberly Derting, por ter uma vida familiar estável e não disfuncional (o que é cada vez mais raro hoje em dia nos protagonistas de qualquer coisa); e a Rachel Morgan, da série The Hollows, da Kim Harrison, pela sua trapalhice e capacidade de se meter em sarilhos.

Quanto a personagens fisicamente parecidas comigo, acho que não posso identificar uma. Dou pouca importância às descrições físicas dos personagens (quando as há), e a imagem que possa criar a partir destas não é, digamos, forte o suficiente para eu identificar se há alguém parecido comigo.

2 comentários:

  1. What??? Eu apertava-te o pescoço se recusasses um Captain Wentworth! Ai eu gosto imenso da Anne, mas havia alturas que me apetecia bater-lhe, como ela se deixa ser tratada daquela maneira pela família?! Ao ponto de se afastar do Frederick! ai a dor no meu coração!

    (boas escolhas :p)

    ResponderEliminar
  2. Lol, eu própria passaria o resto dos meus dias miserável se fizesse tal coisa, talvez não seja preciso apertar-me o pescoço. xD

    Mas bem, a Anne era tão jovem quando tal aconteceu que era fácil deixar-se convencer. E sem isso não tínhamos livro. :P

    (Obrigada. :D )

    ResponderEliminar