sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dia 26 – Personagem literária que gostarias de conhecer

Esta categoria pode ser levada para o lado bom ou para o lado mau. Estava originalmente com vontade de a levar para o lado mau, isto é: "personagens que gostava de conhecer para lhes poder dar um carolo na tola [perdoem-me a linguagem do 5º ano] e enfiar-lhes algum bom senso". Mas, pensando melhor, prefiro destacar bons exemplos.

Mas passei o dia a remoer personagens suficientemente interessantes para as querer conhecer e interrogar exaustivamente, e há pouco lembrei-me curiosamente de dois pares de detectives que seria deveras divertido conhecer:

- Sherlock Holmes e o Dr. James Watson: adoro a época em que os mistérios de Arthur Conan Doyle se passam, e penso que seria bom ter uma oportunidade de conhecer o detective com um comportamento peculiar e uma maneira de pensar diferente, e de conhecer o médico com quem desenvolve uma amizade forte, e que tem a extrema paciência de o aturar;

- Nero Wolfe e Archie Goodwin: criados por Rex Stout, vivem também numa época bastante interessante, e também têm uma relação peculiar. O Wolfe é o detective mais velho, e nunca sai de casa, mas tem uma mente brilhante; o Archie, narrador dos livros, é o detective mais novo, é o que sai de casa e entrevista as pessoas e faz os relatórios ao Wolfe. Não que seja o tolinho deste par, é bastante esperto e tem um tom algo sarcástico, como narrador. Descobri estes personagens através da série televisiva baseada nos livros, e tenho vindo a ler os livros como posso, já que a colecção Vampiro da Livros do Brasil (que publicou muitos dos livros do autor) já se encontra algo dificilmente.

2 comentários:

  1. Realmente, Watson tem de ter uma paciência de santo para aturar Holmes.

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nada sobre nenhum dos grupos que referes, mas já ouvi falar bastante bem dos livros com a primeira dupla. Pode ser que um dia leia algo deles, até porque ao ler a tua opinião, suscitaste-me interesse. :)

    ResponderEliminar