quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Revista Bang! 11 Parte I

Passado um ano (um ano que passou tão depressa…) após o início da renovação da revista Bang!, já se começa a tornar um hábito ler e comentar a revista. Começando pela capa, gostei da imagem mais surrealista, é um pouco diferente das outras imagens já usadas. Também gosto do grafismo, que nesta ocasião é mais consonante que discordante em termos de cores.

O editorial discorre sobre o mundo em vivemos, a era da informação e da comunicação. Quantas das coisas que hoje são realidade não terão sido previstas em FC? A página seguinte apresenta mais um pouco da obra da artista da capa. Tem um estilo bastante interessante, mais gótico e surreal que os artistas anteriores.

As páginas seguintes são dedicadas às últimas novidades publicadas na colecção Bang!, e no parágrafo final são destacados alguns livros que podemos esperar já a partir de Janeiro de 2012: o 10º volume d'As Crónicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin; O Reino Mais Além das Ondas, 2º volume da série Steampunk de Stephen Hunt; Rios de Prata, o 2º livro da trilogia das Planícies Geladas, de R.A. Salvatore; e ainda o início da publicação da saga Dragonlance (a qual me merece alguma curiosidade, por ter ouvido falar tanto dela).

Fantasia e Realidade - Os Pais da Ficção Científica, por David Soares - artigo que analisa um episódio ocorrido nos EUA do século XIX, em que a ficção fantasista de um jornalista poderá ser uma digna antecessora da ficção científica como a conhecemos. Achei o episódio muito engraçado, se bem que algo obscuro para ter realmente importância na evolução da FC.

Metais Pesados, por Fernando Ribeiro - artigo que fala da ligação entre a literatura fantástica e o Metal. É curioso, porque uns dias antes de ler isto, li um comentário algures a fazer o mesmo tipo de ligação.

Enciclopédia da História Universal, por Afonso Cruz - por momentos pensei que era um conto e não um artigo, de tal maneira o autor me fez mergulhar no seu texto. Apresenta-nos uma personalidade obscura que, no século XVII, fantasiou sobre o que existiria na Lua.

O Chapéu do Especialista, conto de Kelly Link - achei a atmosfera bem sugestiva e tenebrosa, mas não sou fã de fins muito em aberto, e este conto não é excepção.

Os Ratos Guerreiros, por João Lameiras - achei giríssimas as BDs apresentadas, duas narrativas com ratos como personagens principais. Achei o grafismo de ambas as obras muito apelativo.

(como de costume, continua amanhã...)

Sem comentários:

Enviar um comentário