sábado, 10 de dezembro de 2011

Midnighters - Meio-Dia Azul, Scott Westerfeld


Opinião: O que mais gosto neste autor é a sua capacidade de criar cenários bastante originais e com premissas bem complexas. O que é o caso desta trilogia, com o conceito da hora secreta (ou hora azul) - uma hora extra que ocorre à meia-noite e que só é acessível a quem nasceu a essa hora (os midnighters).

Neste volume, os limites da hora secreta começam a rasgar, com a hora azul a ocorrer a meio do dia em Bixby, Oklahoma. Os midnighters investigam o fenómeno e vêem-se a braços com um evento cataclísmico preparado pelos darklings que terá repercussões por todo o mundo...

Gostei do final deste trilogia. O enredo em torno da hora secreta adensa-se e achei interessante o facto de esta ter mais implicações nas pessoas para além dos midnighters do que pensava. Aquilo que os darklings andavam a preparar era extremamente tortuoso e foi excitante ler os capítulos finais, com os midnighters a tentar pará-los.

Também gosto do facto que, com este autor, as coisas não correm sempre bem, os planos não são cumpridos a 100% e os finais não são completamente felizes (se bem que não desejo um final como o deste livro para o Goliath, 3º livro da trilogia do Leviatã). Estava à espera de que algo acontecesse a um midnighter, mas não à pessoa a que, de facto, esse algo aconteceu.

Tenho pena que tenha terminado, porque ficaram algumas coisas em aberto que seria giro ver desenvolvidas. No entanto, foi um livro bem satisfatório e um bom final para a trilogia. Fico curiosa por ler a tetralogia dos Uglies.

Título original: Blue Noon (2006)

Páginas: 296

Editora: Vogais

Tradução: Raquel Dutra Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário