terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

As Mentiras de Locke Lamora, Scott Lynch


Opinião: No submundo de Camorr, repleto de bares e ladrões, prostitutas e órfãos, existem os Cavalheiros Bastardos, uma quadrilha de ladrões que rouba aos ricos, mas não para dar aos pobres; fazem-no pelo prazer de executar um bom esquema. Adoro filmes e livros com um assalto pelo meio e este livro não foi excepção, sendo absolutamente fantástico nesse aspecto, com todas as reviravoltas a que tive direito.

Mas Locke Lamora, o líder dos Cavalheiros, e criador exímio dos esquemas com que enrolam os ricos, tem um talento para atrair sarilhos que complicam o golpe actual, e rapidamente se vê envolvido numa guerra que não é a sua, que percorre o submundo de Camorr mas tem potencial para afectar toda a cidade.

Adorei o enredo cheio de complicações e reviravoltas, porque me surpreendeu completamente. Eu lia um bocadinho, pensava que a história ia enveredar para um lado, e acabava sempre por ir parar a um local inesperado. O livro dá-nos um elenco de personagens muito interessantes e variadas, e muitos com um sentido moral enviesado e uma boca mais suja que um esgoto. Parece estranho dizer isto, mas que refrescante é ver personagens a dizer asneiras a torto e a direito! (E que não são o típico herói santinho.)

Os livro também tem os seus baixos, ou melhor, coisas que me desapontaram. Achei-o em partes excessivamente descritivo, o que atrasou o ritmo do livro. Houve descrições interessantes no que toca a worldbuilding, particularmente no que toca ao passado deste mundo e às fantásticas descrições alquímicas. Mas as descrições geográficas aborreceram-me, principalmente porque não havia mapa disponível que me ajudasse a orientar.

Ah, e as descrições com comida são exageradas. Eu acho que não preciso de ler tanto sobre as sobremesas que a nobreza de Camorr come. Fiquei também desapontada com a recusa deliberada do autor em desenvolver uma personagem, Sabetha. Achei completamente irreal que ela, tendo a importância que teve e ainda tem, nem apareça num único flashback, e passei o livro todo a tentar perceber o que ia na cabeça do autor para fazer isto (o que por sua vez me dificultava a "imersão" na história).

Os capítulos finais foram muito emocionantes e espectaculares. Tanta, tanta coisa acontece que devorei as páginas finais em menos de nada. O livro acaba com um final fechado, sendo muito satisfatório como um stand-alone, mas de certo modo acabei o livro com uma sensação de "soube-me a pouco". Gostava de ler mais aventuras do Locke e do Jean, contudo acho que prefiro esperar.

É que apenas o segundo livro da série está já publicado, e a espera pelos outros volumes adivinha-se Martiniano (como em, típica do George R.R. Martin). Fiquei ainda com uma sensação estranha e difusa de que devia experimentar ler o livro em inglês, e que assim a leitura seria ainda mais satisfatória. Não é, de todo, uma crítica à tradução, apenas senti a falta de ler o livro em inglês.

Um livro que recomendo veementemente, tão excitante e divertido, e tão refrescante no vasto mar da fantasia.

Título original: The Lies of Locke Lamora (2005)

Páginas: 544

Editora: Saída de Emergência

Tradução: Ana Mendes Lopes

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, foi muito bom. Se gostas de heist movies ou heist books, experimenta! É como um Ocean's Eleven, versão fantasia épica. ;) Os paperbacks são baratinhos, e até há um hardcover com um preço muito acessível (http://www.bookdepository.com/Lies-Locke-Lamora-Scott-Lynch/9780575116726), tendo em conta o tamanho do livro.

      Eliminar
  2. eu também adorei, é pena não traduzirem os outros :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi tão divertido, não foi? :D

      Por enquanto acho que não me importo muito se não continuarem já com a série em português, afinal só o segundo livro está mesmo publicado em inglês, e a publicação do terceiro tem sido adiada um monte de vezes, por isso acabávamos por ter de esperar que o autor escrevesse os livros para os poder ler... tenho pena de não poder ler mais aventuras do Locke e do Jean por enquanto, mas enfim... :/

      Eliminar
  3. Ouvi em audiobook o ano passado e foi dos melhores do ano. A Littel Red Reviewer esta' a organisar um read-along da serie e estou a planear juntar-me em meados de Abril para o 2o, Red Seas Under Red Skies.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dito assim até fico com vontade de ouvir o audiolivro... ;D

      Eliminar
  4. Mais um que o corvo se fartou de recomendar, fico contente que tenhas gostado ;)

    Aquele final LOL

    Melhor livro lido em 2011 :D

    BJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, o início foi algo estranho, mas no fim de contas gostei muito. A parte final foi de doidos. xD Livros destes podes recomendar-mos sempre. ;)

      Eliminar