quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Isto explicaria muita coisa...

... ou na verdade, apenas uma coisa em que estava a matutar hoje à tarde. Na semana passada, li um artigo sobre como a entrega do correio estava a ser atrasada. Nomeadamente, foi desta parte do artigo que me lembrei hoje, sobre o novo modelo de distribuição:

Mas afinal o que é a distribuição segmentada? Um carteiro tem determinada área e essa área, segundo este modelo, passou a ser dividida ao meio. Ou seja, num dia, o carteiro leva todo o correio (normal e prioritário) só à primeira parte da área e na outra metade entrega apenas o correio prioritário. 

No dia seguinte, na primeira metade entrega apenas a correspondência prioritária; e na segunda, todo o tipo de correio. E assim sucessivamente. Ou seja, o que podia ser entregue num só dia, acaba por chegar ao destinatário dois ou três dias depois, na melhor das hipóteses.

Basicamente, recebe-se correio prioritário todos os dias, e correio normal dia sim, dia não. Pois bem, tenho estado à espera duma encomenda grande vinda do Book Depository, e achei curioso ter recebido dois livros na 2ª feira, e um na 4ª feira - o que encaixaria com o tal esquema de receber correio dia sim, dia não. Por esta linha de raciocínio amanhã de manhã devo receber mais qualquer coisa.

O que me preocupa, além da irritação óbvia de o meu correio ser deliberadamente atrasado um dia graças a este novo modelo de distribuição, é o facto de recear também que os livros vão sendo, digamos, "detidos" e entregues aos bocadinhos. Dantes, pela minha experiência, livros enviados pelo BD no mesmo dia chegavam cá a casa mais ou menos no mesmo dia, o que originava por vezes receber três ou quatro livros ao mesmo tempo; desta vez, recebi no máximo dois (e é porque vinham dentro do mesmo envelope). Será que vou receber os livros ao longo de duas ou três longas semanas, um envelope de cada vez?

Enfim... sei que a vida está difícil, as pessoas andam pessimistas e sem vontade de prestar um bom serviço, mas a credibilidade de uma empresa está no tal bom serviço que presta às pessoas e na satisfação das mesmas. Com coisas destas, qualquer dia voltamos ao século XIX no que toca a entregas de correio.

11 comentários:

  1. E é por estas e outras razões, que acho que estas empresas deviam ser privatizadas. Talvez assim fossem mais eficientes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o orçamento de Estado previa a privatização dos CTT para este ano... Espero que isso signifique que de facto fiquem mais eficientes, porque as minhas últimas experiências com os os correios deixam a desejar. :/

      Eliminar
  2. *sigh*
    Realmente acho que é isso que tem acontecido nos últimos tempos. Porque posso jurar que o carteiro não passa todos os dias na minha rua. Mas ainda sou do tempo em que me chegavam coisas a casa 3, 4 dias seguidos sem falhar. Agora isso nunca acontece... (E raramente me chegam vários livros num só envelope, por norma chega-me tudo separado -- e às pingas :s)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que saudades desses tempos! Lembro-me que em Janeiro do ano passado recebi os livros duma encomenda em dias seguidos, e 2-3 no mesmo dia, e chegaram 3 a 5 dias depois de serem enviados. Agora, é desesperar pelos livros. E hoje não recebi livros, por isso ou o esquema falhou, ou só recebo livros na 3a feira. :'( É bom que sejam logo 3 ou 4 juntos.
      (Isso de vir dois num envelope é raro, mas às vezes o BD faz... aconteceu-me duas vezes, em ambas com paperbacks.)

      Eliminar
    2. Isso de chegarem 3 a 5 dias depois de serem enviadas as encomendas também é uma miragem agora...mas acontecia sim senhora (sigh, bons tempos). Agora esperas 2 a 3 semanas x_x

      Eliminar
  3. Off topic: estás a ler o Soulless! Fun :) E outra coisa, é de mim, ou esse Revolution é osso duro de roer? Já o vejo aí há tanto tempo, não é bom sinal... O_O se bem que se ainda não desististe é porque tens esperança xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo divertido, especialmente a Alicia e o Conall. :D Mas estava a ter dificuldade em entrar no livro, não sei se é da narração, e parece que ainda não cheguei a parte nenhuma quando já vou a meio. :S

      O Revolution ouvi uns capítulos em audio-livro em Dezembro, mas a voz da personagem principal estava a irritar-me. Aconteceu-lhe uma tragédia pessoal, mas ela passava o tempo a queixar-se "oh estou tão deprimida, oh a vida é horrível, oh odeio isto tudo". Em livro até já o teria lido, mas ao ouvir aquilo saltou-me a tampa. Não perdi a esperança porque ouço dizer que é um livro muito bom, mas entretanto também não ganhei coragem para voltar a pegar-lhe. O que é parvo, porque acho que estava a chegar à parte boa. :X

      Eliminar
    2. Pois é, é um bocado estranha a narração, e há ali algumas palavras que pedem o dicionário.
      Estava aqui a tentar lembrar-me quem era a Alicia, depois lembrei-me Alexia-Alicia, ela deve querer dizer Alexia. xD

      Que chata essa personagem, realmente ninguém quer estar sempre a ouvir isso. O_O

      Eliminar
    3. Ups, estou sempre a trocar-lhe o nome, coitada da Alexia. :P Eu tinha escrito Alicia, e dei-me conta que estava mal, e ao apagar e voltar a escrever escrevi outra vez Alicia. xD

      Eliminar
  4. Não fazia ideia desse novo esquema dos correios, mas isso explica o porquê de me ter acontecido exactamente a mesma coisa com a minha última encomenda do Book Depository!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começo a ver que está a afectar as entregas de muita gente... :(

      Eliminar