terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Os Homens que Odeiam as Mulheres, Stieg Larsson


Opinião: Bem, a minha irmã anda há uns tempos a querer ir ver a adaptação cinematográfica deste livro que acabou de estrear, por isso cedi à minha relutância em ler o livro e lá o devorei em menos de nada. Número um: já não me lembro porque é que estava tão relutante. Número dois: já percebo o buzz em torno desta saga. Número três: parafraseando o Obélix, estes suecos estão doidos!

A escrita é despretensiosa e simples, mas cativante o suficiente para embalar o leitor. A história leva um bocadinho a arrancar (é preciso chegarmos a meio do livro para haver a primeira evolução no caso da Harriet), mas a partir daí flui muito bem, tornando a leitura compulsiva.

E é bem interessante ver um ponto de vista pouco comum em livros: a história é escrita por um autor nórdico, que aproveita para nos apresentar o seu país como o vê. A verdade é que por vezes escorrega um pouco para o tom doutrinário, mas também ajuda a criar o cenário.

Os dois enigmas que são desenvolvidos no livro, bem, tenho a dizer...


E lá está, é um momento histórico, é o primeiro gif (EDIT: não estou a conseguir fazer o gif funcionar na página, só carregando na imagem é que está a funcionar... mas perceberam a ideia) do blog - por isso posso garantir que a situação que o motivou é séria. Quanto ao primeiro enigma (não sei se lhe hei de chamar mesmo enigma), o porquê do Mikael Blomkvist não ter contestado a sua sentença em tribunal - foi revelado demasiado tarde. Passei o livro a pensar que o Blomkvist era um idiota, por se ter deixado cair na situação em que caiu, e a explicação não ajudou a dissipar essa impressão.

Quanto ao segundo enigma, sobre o que aconteceu à Harriet - logo no momento em que o Henrik Vanger estava a contar a sua história, a dar as várias hipóteses do que lhe podia ter acontecido e a eliminá-las - logo aí percebi o que tinha acontecido, e achei-o idiota por ter excluído essa hipótese. Não percebi logo o motivo do que lhe aconteceu, porque aí não havia pistas para isso, mas sim o como. Se bem que descobrir o motivo foi bastante estimulante e macabro ao mesmo tempo.

A Lisbeth Salander é o verdadeiro atractivo do livro, por ser uma personagem tão diferente e contraditória. É engraçado, a humanidade é geralmente uma trampa a lidar com estas pessoas na vida real (como o demonstra a história da Lisbeth), mas adora um inadaptado alienado na ficção.

Título original: Män som hatar kvinnor (2005)

Páginas: 544

Editora: Oceanos

Tradução: Mário Dias Correia (a partir do inglês)

13 comentários:

  1. E viste do filme do Fincher? Eu também li o livro (em inglês, o que para mim é natural, mas tornou bastante pesadotas as tais partes mais "doutrinárias") e achei a adptação otima. Recomendo!
    Ah! Deste pelo selo que te enviei, passado a mim pelo Rol de Leituras, e ao Rol de Leituras por outro blogue (o da criadora, acho)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora que já li, quero mesmo ver o filme. :) Devo ir ver no fim de semana com a minha irmã... depois logo deixo aqui a minha opinião. ;)

      Eliminar
  2. GIFS are fun! rende-te ;D
    (que estranho ele não se mexer sem se clicar, no meu caso só adiciono ao post como se fosse uma imagem e ele fica a funcionar sem ter de fazer mais nada :s)

    Quanto ao livro, mmm, não sei... não sei se me convence *-*
    Mas meu Deus, 544 páginas em quantos dias, exactamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu bem queria render-me, mas o Blogger não está a ajudar. :S É sempre a mesma coisa, passo imenso tempo de volta da formatação dos posts, qualquer dia farto-me e mudo o estaminé. :P

      2 dias. Li umas 340 num dia, mas depois abrandei um pouco o ritmo. Lê-se bem rápido. Sei que não costumas ler este tipo de coisa, mas vale a pena tentar, também foi por isso que estive tanto tempo sem me atrever. ;) Há em português versão de bolso, sempre é mais baratinho, se bem que a editora anda a oferecer os 3 livros normais ao preço dos de bolso em sites como a Fnac e assim.

      Eliminar
    2. Deixa lá que acho que todos os hosts dão dores de cabeça. A wordpress por norma porta-se bem (mesmo que tenha poucas opções a nível estético), mas tem alturas que é de loucos, na altura do natal por exemplo, não sei que se passou que a visualização dos rascunhos andava a por-me doida, ora via-se, ora não se via, ora guardava, ora não guardava, e depois as imagens também não diminuíam...até tive de pedir ajuda no fórum deles, ao menos resolveram-me o problema em 5 min -- mas foi só uma fase (acho que deve ter a haver com eles fazerem alterações aos painéis, porque logo a a seguir aquilo ficou diferente, mas é só uma suposição minha), porque já há muito que voltou ao normal, já somos amigas outra vez, eu e a Pressy.

      Jasus, 340 páginas num dia, que é isso!! :0 Pois deve ser campanha de promoção por causa do filme e tal. Deviam fazer isto é sempre, e não porque vai sair o filme. Dunno, tenho de pensar no caso. xD

      Eliminar
    3. Sempre é melhor do que o Blogger ir abaixo durante um dia e desaparecerem os posts e comentários do dia anterior a esse. (E depois recuperarem os posts, mas não os comentários.) :P Aconteceu o ano passado algures na Primavera, se bem me lembro.

      Pensa, pensa. Ou vai ver o filme, que é mais barato, e depois logo vês se gostas. Mudam um bocadinho o fim, e uma ou outra coisa com personagens, mas é bastante fiel ao livro. ;)

      Eliminar
  3. Também não achei que fosse gostar particularmente deste livro, mas acabou por ser bastante bom (pelo menos foi de leitura compulsiva, lol). ^_^

    Não relacionado, mas tens um 'selinho' no meu blogue. http://pinkgum.blogspot.com/2012/02/liebster-blog.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha reacção exactamente. Achei que ia ser uma leitura estranha, por se passar num país pouco conhecido aqui no Sul da Europa, mas a leitura fluiu tão bem. :)

      :D Obrigada!

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Adorei este livro, nunca esperei gostar tando tendo em conta que não faz o meu tipo. Recomendo-te a que vejas a adaptação sueca, esta excelente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É curioso, essa parece ser a reacção de muita gente - achar que não se vai gostar por não ser o nosso género e depois sairmos redondamente enganados. xD Se todos os livros fossem uma surpresa deste tipo, era bem vinda. :)

      Estou muito curiosa para ver ambas as adaptações, e poder comparar o que fizeram com cada uma. ;)

      Eliminar
  6. Para que o gif funcione basta pô-lo no tamanho original ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, já funciona! Muito obrigada pela ajuda. ^_^ Quase que não cabia na largura do blog, ufa. :)

      Eliminar