segunda-feira, 5 de março de 2012

O tamanho importa?

Desde que comecei a comprar edições de livros em inglês que tento navegar pela enorme variedade de tamanhos e formatos, variedade essa maximizada pelo facto de muitos livros terem edições americanas e britânicas. Pelo que me dou conta, os dois países têm uma lógica diferente de publicação e edição, daí derivando que quando um livro sai pela primeira vez em ambos os países, a edição e o tamanho sejam diferentes. As reflexões que vou apresentar são inteiramente minhas, a partir de deduções e da observação daquilo que costuma acontecer em termos editoriais. Posso estar enganada, e não usei nenhuma fonte oficial; peço que estejam à vontade para contribuir e corrigir quaisquer erros.

Nos Estados Unidos, as edições referidas costumam corresponder aos seguintes tamanhos (indicados em mm, com uma variação aproximada de 5 a 10 mm - usei o Book Depository para cruzar tamanhos de livros que possuo; não me entendo com o sistema de polegadas, mais usado em terras americanas e obviamente pela Amazon.com):
  • mass market paperback: a edição de capa mole mais pequena, quase cabendo numa mão, com uma largura de 105 mm e comprimento de 170 mm;
  • trade paperback: a edição de capa mole maior, com uma largura de 130-140 mm e comprimento de 200-210 mm;
  • hardcover YA: capa dura, com sobrecapa de papel, com uma largura de 140-150 mm e comprimento de 210 mm;
  • hardcover adulto: capa dura, com sobrecapa de papel, com uma largura de 160-170 mm e comprimento de 230-240 mm;
Os hardcovers adultos são aqueles com os quais estou menos familiarizada, mas dei-me conta que, por exemplo, os romances paranormais ou a fantasia urbana costumam sair em mass market paperback, e se a série se tornar muito conhecida é feita uma edição hardcover.

Para os livros YA, das duas uma: ou a editora aposta no hardcover (geralmente mais pequeno que o hardcover adulto) e faz uma edição com tamanho trade paperback cerca de um ano mais tarde; ou faz directamente uma edição trade paperback, ou talvez um pouco maior, do tamanho do hardcover, mas sempre em paperback (capa mole). Esta opção depende, suponho eu, da importância do autor, do poder económico da editora e do quanto está disposta a promover o autor, se este for novo no mundo da publicação.

No Reino Unido, os tamanhos não diferem muito, mas o nome das edições acaba por variar:
  • mass market paperback: a edição de capa mole mais pequena, que em tamanho equivale ao trade paperback americano, com uma largura de 130 mm e comprimento de 200 mm;
  • trade paperback: a edição de capa mole maior, com tamanho já próximo do hardcover YA, com uma largura de 140-150 mm e comprimento de 230 mm;
  • hardcover YA: capa dura, com sobrecapa de papel, com uma largura de 150 mm e comprimento de 240 mm;
  • hardcover adulto: capa dura, com sobrecapa de papel, com uma largura de 150-160 mm e comprimento de 230-240 mm;
A principal diferença entre as edições britânicas e americanas é que a edição de hardcovers parece ser mais rara por terras da Rainha. É muito frequente os livros (exemplos com que estou mais confortável: YA, romances, e fantasia urbana) saírem no tamanho mass market paperback. O trade paperback parece aparecer quando as editoras querem dar algum destaque ao livro. O hardcover aparece de vez em quando, sendo reservado a livros mais "interessantes", por trazerem um grande buzz ou serem grandes apostas da editora.

Confusos? Pois, quase parece que fazem de propósito! Para quem gosta de ter os livros bonitinhos na estante, na mesma edição, é por vezes complicado coordenar as compras. O Book Depository ajuda, pois na ficha dos dados bibliográficos costumam ter a indicação do país; em caso de dúvida, costumo consultar os sites da Amazon, pois a página britânica costuma só ter disponíveis as edições britânicas, e a página americana, a principal, tem disponíveis as edições americanas, excepção feita quando há edição num dos países e não no outro, ou quando a data de publicação nos dois países é bastante afastada.

Depois disto, a pergunta mantém-se: será que o tamanho importa? Diria que acima de tudo é o conteúdo que importa, mas pessoalmente tenho um gostinho em ter a estante bem arrumada, com livros do mesmo autor ou série juntos, por isso quando puder juntar o útil ao agradável, melhor!

9 comentários:

  1. Bem...isso é mesmo confuso. Não fazia ideia...A mim o tamanho não faz muita diferença. Tenho livros de todas as cores e feitios, alguns coitados já não estão em muito bom estado...O tamanho e capa enganam muitas vezes :d

    cumps :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, à medida que vou "coleccionando" livros de tantos tamanhos e edições, também vou deixando de me preocupar tanto com isso... mas ainda prefiro ter uma saga na mesma edição. :)

      Eliminar
  2. Agora o tamanho já não importa tanto porque tenho a maioria dos livros no ipad mas quando compro versão papel "quanto mais pequeno melhor" que tenho de garantir que dá para levar comigo para todo o lado, e para além disso, as poucas hardcovers que tenho lembro-me que não era nada confortável de ler pelo peso... ou então eu é que sofro de fraqueza nas mãos! :P
    Bom post! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehe, realmente os hardcovers apresentam por vezes a dificuldade acrescida do peso... mas não consigo resistir, até há um ano era um formato desconhecido para mim, e algumas capas são tão bonitas. :D
      Obrigada! ^-^

      Eliminar
  3. (LOL ao título --> não é adulta suficiente para manter uma cara séria enquanto lê o post)

    Já temos falado sobre isto, por um lado acho bem haver vários formatos para cada um escolher o que lhe dá mais jeito, ou prefere, mas por outro é muito chato porque temos de estar sempre atentas quando vamos encomendar livros de uma série, ou corremos sério risco de encomendar formatos diferentes sem dar por isso. . . *sigh* já me aconteceu várias vezes :(

    Dantes não tinha esse hábito, mas agora sempre que estou em dúvida, verifico a altura do livro na bibliographic data e comparo com a dos outros livros da série, para ter a certeza que é aquela edição que quero.

    O Reino Unido parece ser um caso parecido com o nosso, estão mais virados para a capa mole, ainda que o formato seja grandito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol, a escolha do título foi de propósito, estava a torcer para que alguém tivesse essa reacção. xD

      Sim, esta parece ser a nossa maior queixa, não é? :P Andar sempre a verificar as edições é chatinho, mas pelo menos já me deu alguma prática e à-vontade nos tamanhos/edições para poder fazer este resumo. E de certo modo prefiro ter esta variedade, ao menos posso adequar as compras às necessidades. :)

      Adoro as edições do RU! Quase tudo o que tenho deles é no tamanho MMP, é super fácil organizar a estante. ^-^

      As nossas edições já parecem um híbrido entre PB e HC, já que com a badana e a edição mais cuidadosa acabam por ser um pouco mais resistentes.

      Eliminar
    2. Parece que só eu é que mordi o isco, esta dirty mind... xD

      LOL, um híbrido. Mas é verdade. As badanas que as editoras tugas tanto gostam dão outra classe ao livro, e fortalecem a edição, para além de que a capa não fica toda arrebitada, o que acontece com vários paperbacks.

      Eliminar
  4. Um artigo bem interessante. Pessoalmente ainda me faz alguma confusão essa diferença entre os tamanhos/formatos e especialmente as diferenças UK/USA. Tento sempre de ter cuidado, mas já aconteceu mandar vir a edição errada e acabar com livros da mesma saga um pouco diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Espero que tenha ajudado a clarificar algumas coisas. ;)

      Eliminar