quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sobre contos

Estou a ler um livro de contos e dei por mim a pensar numa série de coisas sobre a minha posição como leitora em relação a estes. Primeiro, cheguei à conclusão que levo bastante mais tempo a ler um conjunto de contos que um romance (e uso a palavra no sentido do tamanho, não do género). Num romance, o início é mais lento, pois vou-me habituando à história, à escrita e aos personagens, e isso exige mais do meu tempo e ritmo de leitura. Mas após a fase inicial, a leitura flui e termino mais rapidamente o livro.

Nos contos, isso não acontece. Há aquela constante habituação que me exige um ritmo mais lento de leitura e maior atenção. O que é um pau de dois bicos. Consigo apreciar melhor quando gostei mesmo de um conto; no entanto, sinto que é mais frustrante avançar tão devagar com a leitura, de modo em que não consigo reunir por vezes a atenção para ler um conto todo no mesmo dia. Isto deixa-me meio doida porque há uma quebra na leitura que é contra-produtiva, impedindo-me de apreciar a história. Contraditório? Sim, mas é por isso que tenho uma espécie de relação amor-ódio com contos.

Já pensei em várias alternativas para contornar este problema, mas não cheguei a nenhuma conclusão. Se tentar intercalar um ou mais contos com um romance, acho que me vou desinteressar do livro de contos. Posso tentar ler um conto por dia, e depois ler outras coisas, se tiver tempo, mas também acho que me vou desinteressar da antologia com esta modalidade (ou do outro livro). A outra coisa que me ocorreu é lê-los apenas ao fim de semana, quando tenho mais tempo. Mas a separação temporal não poderá também contribuir para o desinteresse?

Parece que só estou a arranjar entraves, não é? Pergunto-me neste momento qual é a melhor maneira de lidar com uma antologia. E vocês, o que fazem? Têm alguma maneira em particular de ler uma antologia? Agradeço quaisquer sugestões.

6 comentários:

  1. Eu desisti desse de Steampunk, não estava com paciência e os dois primeiros contos eram meh! Talvez retome um dia, soon!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabou por ter alguns contos interessantes, mas também alguns meio... meh, mesmo. ;/

      Eliminar
  2. Como costuma dar um micro-opinião sobre cada contos (e quando digo micro, é mesmo micro) normalmente leio só um ou dois por dia.

    É difícil não segmentar esse género de leitura, especialmente porque, mesmo quando todos os contos são do mesmo autor, a qualidade nunca é uniforme, nem o estilo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a variação entre temas e qualidade foi o que mais me deu trabalho... quando escrevi isto estava a meio do pior conto da antologia, que me estava a dar imenso trabalho ultrapassar. No fim de semana, com mais tempo, a leitura acabou por correr melhor.

      Eliminar
  3. Eu normalmente leio antologias ao mesmo tempo que leio outros livros. Acho que o segredo é não tentar encarar a antologia como um livro apenas, mas como se cada conto fosse um livro em si. Normalmente não me cinjo a uma história por dia, nem uma história a cada dia, e por vezes, nem sequer sigo a ordem do editor. Costumo tirar notas de cada conto que leio, e fazendo review, é a cada conto e apenas uma apreciação geral à antologia pela qualidade das histórias ou possiveis notas do editor.

    Quanto a espaçar leituras no tempo pode acontecer que acabes por ir deixando o livro para trás (em especial se for muito pesado como já me aconteceu), mas perder o interesse nas histórias acho que só acontece se a antologia em si não estiver a ser grande coisa até ao momento. A última antologia que li era bastante grande, andei alguns meses com ela de arrasto, não que estivesse a ser má, mas porque era pesada tão no sentido físico como psicológico (demasiadas short stories de distopia acabam por me deixar um pouco deprimida). O que optei por fazer foi ler outros livros quando estava fora de casa, mais levezinhos, e em casa lia aquele se me apetecesse. Funcionou comigo, mesmo havendo história menos boas ali no meio, voltei sempre a pegar no livro porque de certo que a seguinte seria melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, se calhar estou demasiado ligada ao formato livro... tenho dificuldade em, mesmo sabendo que cada conto é uma história por si, deixar de encarar a antologia como um único livro. Sei que se espaçar muito a leitura no tempo me desinteresso por causa disso. Imagino que isso só se vá alterando com o ler de mais antologias, mas ao mesmo tempo a qualidade fragmentada das mesmas não proporciona a que eu as leia mais.

      Acabei por chegar à conclusão de que tenho de fazer uma coisa parecida contigo, que é ler em casa - mas neste caso deixo para o fim de semana, que é quando tenho mais tempo e paciência. Li metade da antologia nestes dois dias, quando tinha lido a outra metade durante toda a semana.

      Eliminar