quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Between the Lines, Jodi Picoult, Samantha van Leer


Opinião: Que livro lindo! Está recheado de pequenas ilustrações pelo meio do texto, para não falar das ilustrações de página inteira, ou do texto estar em cores diferentes conforme o narrador. Magnífico! Valeria a pena mesmo se a história fosse uma treta.

O que, felizmente, não é. A história lida com uma questão que já terá passado pela cabeça de muitos leitores: o que acontece à história e aos personagens quando não estamos a ler o livro? A Delilah é uma leitora ávida, e ao encontrar um livro de conto de fadas fica fascinada pela história. O Oliver é o protagonista do conto, só que quando o livro é fechado a vida continua para ele e para os outros personagens. Oliver sonha em sair da história e ver o outro mundo (o nosso). O resultado? A Delilah e o Oliver conseguem comunicar, e debatem-se durante o resto do livro com uma maneira de resolver a situação.


A história é tão fofinha, com uma qualidade adorável e fantasiosa típica de um conto de fadas. Creio que terá sido escrito para uma faixa etária ligeiramente mais jovem que o YA, mas não foi isso que me impediu de apreciar a história e deixar-me fascinar por ela. Adorei o conceito por trás do mundo e dos personagens dum livro existirem mesmo quando o livro está fechado e o leitor não está presente. Foi tão divertido conhecer os personagens que rodeavam o Oliver, e descobrir os limites do mundo dele. Houve alturas em que desejei que algumas questões filosóficas derivadas da existência do Oliver fossem exploradas, mas compreendo que a faixa etária alvo as restrinja.


Gostei de ver as maneiras imaginativas como o Oliver e a Delilah tentavam resolver o seu problema. Gostei de os ver juntos, se bem que acho que se aproximaram um pouco depressa. Gostei ainda do fim, da maneira como as coisas se resolveram, se bem que me senti triste com o sabor a sacrifício que o final teve.


Recomendaria o livro para os amantes de livros, seja pelo conceito giríssimo, seja pelo design fantástico.

Páginas: 384

Editora: Hodder & Stoughton

4 comentários:

  1. Nunca li nada da Jodi Picoult, mas com esta opinião fiquei curiosa... O conceito da personagem conseguir comunicar com o leitor e a história ter um clima de conto de fadas, parece-me muito giro e acho que vai para a minha lista de livros a ler! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não conheço a autora - sei que os livros adultos dela são bem mais sérios do que este livro, mas fiquei bem impressionada com ele. ;) Foi uma leitura bem gira, e o livro é lindo. :D

      Eliminar
  2. Aaah, mas isto é fantasia? A Jodi Picoult?? Realmente ela já me tinha surpreendido ao ter um conto na antologia Stories (já não me recordo da história dela mas toda a colecção é dentro do género da fantasia). Parece ser muito giro! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yup, parece estranho, não é? O tipo de coisa que ela escreve costuma ser bem diferente... Mas neste caso, ainda bem que ela decidiu virar-se um bocadinho para terreno mais YA/MG, porque criou com a filha uma história bem fofinha. :)

      Eliminar