quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O Livro dos Dons, Jenna Burtenshaw


Opinião: Este livro deixou-me dividida. Por um lado, adoro fantasia épica, e nesse aspecto encheu-me as medidas. O worldbuilding cativou-me e quero saber mais sobre este mundo. Por outro (e admito que talvez esteja demasiado habituada a livros YA gigantescos), o livro soube-me a pouco. Fez-me falta um maior desenvolvimento dos personagens e um enredo mais complexo.

Os personagens secundários pareceram-me interessantes, mas gostava de os ver mais desenvolvidos. A Da'ru encaixa no estereótipo do vilão, e o Edgar no do melhor amigo, mas o Silas Dane é um pouco mais complexo, nem mau nem bom, vítima das suas circunstâncias.

Gostei da heroína, Kate, que tem espinha e mostra-se bastante corajosa a partir de certa altura. Mas preferia que a primeira metade do livro não envolvesse a Kate a fugir, a Kate a ser capturada, a Kate a tentar descobrir uma maneira de fugir (ou ser salva pelo Edgar), ad nauseam. Este esquema de coisas foi repetitivo e não adicionou nada ao livro. Foi só quando a Kate aceitou as suas capacidades e destino que as coisas se tornaram mais interessantes. O fim deixou-me curiosa para ler o seguinte, mas se não o tivesse, também não teria pressa para o comprar.

Título original: Wintercraft (2010)

Páginas: 320

Editora: Civilização Editora

Tradução: Maria Peres

2 comentários:

  1. Tem graça dizeres que querias mais enredo e um maior desenvolvimento das personagens porque sempre achei que este livro era middle-grade, mas pelos vistos não é. Ou então é middle-grade disfarçado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diria que é um MG disfarçado. Pessoalmente classificá-lo-ia de MG, por ser um livro mais simples, em termos de enredo e personagens - mas depois fui ao GR e nos "genres" da página do livro só me aparece YA. :S

      Eliminar