sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Rapidamente: A Saga de Alex 9, The Vincent Boys, Sophie & Carter

A Saga de Alex 9, Bruno Martins Soares
Shame on me, li este livro há algum tempo e para uma leitura conjunta, mas não tomei nota de nada concreto no fim, só os comentários das várias fases. Vai ser um comentário curto.

Gostei deste livro/omnibus/saga por vários aspectos. A combinação de um mundo futurista, o nosso sistema solar, com um mundo de inspiração medieval, o mundo de Brodom. Como o melhor de dois mundos, ficção científica e fantasia épica. A personagem principal, Alex 9, agradou-me por ser uma personagem forte, corajosa e esforçada, sem ter de pedir desculpas por o ser. E gostei de acompanhar a família que se formou com a Alex, o Jik e o Dael. (E dos resmungões tremendos que estes últimos dois eram...)

As descrições das batalhas puxaram mesmo por mim, especialmente porque algumas estavam acompanhadas por um esquema. Geralmente aborrecem-me de norte, porque nunca percebo o que está a acontecer, mas aqui fiquei imersa nas mesmas. Gostei do modo como a história foi evoluindo, os mistérios revelados a pouco e pouco, e que iam lançando mais perguntas. A mitologia e o worldbuilding cativaram-me e interessaram-me. E aquele fim? Está mesmo a pedir mais uma história.

The Vincent Boys, Abbi Gilnes
Oh, é uma pequena história divertida e até interessante sobre lutar contra as expectativas dos outros, particularmente numa cidade pequena, onde todos se conhecem e as coscuvilheiras comentam tudo. Mas podia ter sido muito melhor, ter explorado muito mais este ângulo e duma maneira mais satisfatória. Parecia que a autora estava a tentar explorar mais o ângulo de choque da traição. A história é mais curta e mais pobre por causa disso.

A escrita precisa de melhorar muito (os personagens, por exemplo, pareceram-me pouco desenvolvidos). É claro que a autora está apenas a ser publicada por uma editora convencional porque já teve algum êxito na auto-publicação. Um autor que levasse este manuscrito a um editor convencional levava uma tampa de todo o tamanho. Mas agora é moda pegar em coisas que tiveram um sucesso marginal na auto-publicação e publicá-las sem editá-las de modo a se tornarem melhores histórias...

Sophie & Carter, Chelsea Fine
A única coisa em que esta história peca é no ser curta. Adorava ler mais qualquer coisa com a Sophie e o Carter. A relação deles é tão doce e fofa, emocional e baseada no respeito e entreajuda. As suas vidas têm sido horríveis, mas eles esforçaram-se para melhorá-las, para nunca desistir e para cuidar dos seus. São miúdos mais responsáveis aos 18 anos que muitos com mais uns anos em cima, e a sua dedicação aos seus e ao outro é memorável. A sério, adorava mesmo que isto fosse mais longo, ou que houvesse mais um livro com estes miúdos. Emocionou-me mesmo, mesmo sendo uma história tão curta.

3 comentários:

  1. Tenho o 2° e o 3° livro para ler e se antes estava mais entusiasmada com o da Abbi Glines agora estou mais interessada no da Chelsea Fine..


    É mesmo daqueles livros que eu gosto:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O da Chelsea é curtinho, mas é bem bonito. Vale bem a pena. ;) Agora o da Abbi... meh, não é nada de especial, achei-o também curtinho, mas mais para o fraquinho e insatisfatório... só que estou com uma curiosidade mórbida de espreitar o segundo à mesma, gostava de ver o que acontece aos protagonistas desse. xD

      Eliminar
  2. Gostei,pena que é uma historia curta.Deixou um gostinho de quero mais.Será que tem continuacão?

    ResponderEliminar