domingo, 24 de março de 2013

Scarlet, Marissa Meyer


Opinião: Por vezes, o segundo livro duma série sofre de um conjunto de problemas que afectam a qualidade do produto final: livro de ligação entre o início e o fim da história (especialmente nas trilogias, o que não é o caso), antecipação dos fãs, incapacidade do autor em voltar a conjurar aquilo que fez do primeiro livro um sucesso. Contudo, este não é o caso, de maneira nenhuma. A Marissa Meyer conseguiu voltar a cativar-me, fazendo-me mergulhar na história, adorando cada segundo, e até surpreendendo-me com o modo como a tem planeada.

Neste volume, a história da Cinder cruza-se com a de Scarlet, uma jovem cuja avó está desaparecida há semanas, e que relutantemente aceita ajuda de um estranho, Wolf, que afirma poder ajudá-la a encontrá-la. Estava curiosa, e até com alguma relutância, em ver se a autora conseguiria equilibrar os dois fios de narrativa, e posso dizer que passou com distinção. Gostei muito de seguir os capítulos alternados de cada protagonista (e ocasionalmente de outros personagens), e adorei o modo como a autora ligou as suas histórias. Vê-se que ela planeou muito bem certas coisas, e pequenos detalhes revelados em Cinder ganham agora uma importância que não supus, o que me deixou bem impressionada.

A Scarlet foi uma protagonista fantástica. Destemida, com princípios, senhora do seu nariz, talvez um pouco impulsiva, mas com bons instintos, e sempre acompanhada do seu capuz vermelho e da pistola que a avó lhe ofereceu para se defender. Por sua vez, o Wolf foi um personagem que me deixou dividida (e gostei disso) - passei o livro todo entre o pensar "ai não podes confiar nele, sua tonta, dah, ele chama-se LOBO! vais-te lixar" e o "ohhhh ele é tão fofinho, parece um cãozinho abandonado, Scarlet, dá-lhe umas festinhas!". Não sei, o Wolf é um personagem misterioso e dúbio, mas que felizmente escapa às armadilhas do género e do estereótipo. É perigoso, mas ele e a Scarlet nunca se esquecem disso. O seu passado está relacionado com o enredo principal, e é bem negro, vemo-lo a fazer coisas assustadoras, mas também mostra sinais de ultrapassar a sua herança e tornar-se uma pessoa melhor. Tem um lado gentil e protector, e tem química com a Scarlet (é delicioso vê-los juntos). Quero muito ver como as coisas evoluem a partir daqui... eles têm uma conversa no fim bem gira, e a verdade é que são os dois pessoas intensas, portanto isto só pode tornar-se ainda melhor.

A Cinder, bem, depois do aperto em que ela se viu no fim do outro livro, põe-se na alheta na primeira oportunidade, o problema é que tem que trazer com ela um criminoso internacional, o Cadete Capitão Thorne. Achei alguma piada a este personagem, porque está sempre preparado para tudo, mas ao mesmo tempo é um tudo-nada alheado a certas coisas óbvias. Além disso, as bocas dele são tão engraçadas - entre ele e a Iko, nunca vamos ter falta de gargalhadas. Estou totalmente à espera que ele seja o protagonista masculino de um dos próximos livros, provavelmente o Cress, o da Rapunzel - mas também o consigo ver com a Branca de Neve Winter, a tentar tirar-lhe a maçã da garganta com uma manobra de Heimlich e a seguir a fazer-lhe um boca-a-boca.

Gostei do percurso da Cinder no livro. Depois do que descobriu, é natural que esteja cheia de dúvidas e atemorizada com a extensão do que pode fazer, e vai à procura de respostas. Ficamos a saber um pouco mais do seu passado e do que lhe aconteceu durante uma parte da sua vida que estava inexplicada. Compreendo as suas dúvidas e a sua luta para não se tornar numa Levana, mas estou expectante de finalmente a ver conseguir usar os seus poderes e livrar-nos de vez da rainha má. Uma parte menos boa da história dela é que eu estou impaciente por a voltar a ver com o Kai, resolverem o que têm a resolver, mas imagino que a autora me vá fazer sofrer mais um bocadinho. O Kai, por sua vez, tenta equilibrar a frágil relação com os Lunares e com a rainha louca psicopata Levana, o que não é fácil; e no fim, ele acaba por ter de fazer uma coisa que me deixou completamente chocada e preocupada, porque sei que não é a solução, mas também sei que não há outra coisa a fazer, tendo em conta as circunstâncias.

Outro ponto que adoro nestas histórias é o modo como a autora incorpora o conto de fadas na narrativa principal. Neste caso, o Capuchinho Vermelho. Em todo o livro há pequenas referências (o desaparecimento da avó de Scarlet, o facto de ela usar um casaco com capuz vermelho, ...), mas a cena "avó, porque é que tens orelhas/olhos/boca tão grandes?" deu cabo de mim. Só percebi o paralelismo quando a cena estava a acabar e se revela, e foi tão inteligente a maneira como foi executada. Nunca suspeitei de nada, e tem alguma ressonância com a cena original. O modo como os Lunares e o que eles andam a tramar se relaciona com o conto também é muito interessante, e deixa-me absolutamente furiosa, devido à extensão do que a Levana está preparada para fazer para obter o que quer.

Próxima paragem: África e o conto da Rapunzel. Conto ver uma evolução da Cinder e dos seus poderes, a Scarlet e o Wolf a serem absolutamente fofinhos e awesome, a Iko a continuar a ser a personalidade adorável que sabemos que ela é, o Thorne a tornar-se no protagonista masculino que sabemos que pode vir a ser, e a Rapunzel ainda mais fabulosa que a da Disney, se fazes favor, Marissa. Não peço muito. (Ahahahaha.)

Páginas: 464
 
Editora: Feiwel and Friends (Macmillan)

8 comentários:

  1. Leste em inglês? A leitura é fácil? Obrigado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!

      Sim, li em inglês. Pessoalmente achei acessível, mesmo para quem não está habituado a ler em inglês. ;)

      Eliminar
  2. Descobri o teu blogue, por acaso, mas ainda bem! Ando a rondar este livro à já algum tempo (e mais um ou outro que já me convenceste a comprar). O que me deixa, realmente, de pé atrás é o cyborg-thing. Não sei porquê, mas eu adoro o conto da cinderela e vê-la transformada numa espécie de robô, é estranho. Mas já fiquei um pouco mais convencida em dar-lhe uma chance. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a referir-me ao primeiro livro - Cinder, claro. ;)

      Eliminar
  3. Amei sua resenha, parabéns! Você teria esse livro em pdf?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Não, li o livro em formato papel, não tenho em e-book.

      Eliminar
  4. Bom dia!
    Ainda só consegui arranjar o primeiro, alguém me pode arranjar este em pdf e mandar para xaninha170273@hotmail.com pf?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Xaninha, deu-se ao trabalho de ler o meu comentário anterior? Li este livro em papel, não em e-book. Além disso, este não é um site de downloads ilegais, ou que os promova.

      Eliminar