terça-feira, 26 de março de 2013

Selo "Blog de outro Mundo"


Um muito obrigada à Rita do A Magia dos Livros por se ter lembrado de mim. :) [EDIT: e à Kel do A Rapariga dos Livros.]

Regras:
1- Colocá-lo no teu blog;
2- Referir o link de quem te enviou;
3- Dizer quais são as três coisas que mais gostas num livro e as três que mais odeias;
4- Passar o selo a 5 (ou mais blogs) que consideres de outro mundo.

As três coisas que mais gosto num livro:
1) Personagens bem construídos. A sério, sou capaz de passar mais de metade duma opinião a dissecar personagens. Quanto mais complexos, melhor. Se não me conseguir identificar com os personagens, ou sequer perceber as suas motivações, o autor não fez um bom trabalho. Não precisam de ser os bonzinhos da fita, mas têm de ser credíveis.

2) Que me faça chorar baba e ranho. (Pelo menos costuma ser um bom sinal. Acho que nunca chorei por um livro de tão mau que era.)

3) Uma história que me agarre no início e me faça devorar o livro, sem me fazer dar conta que de repente já cheguei ao fim.

As três coisas que menos gosto num livro:
1) Insta-love - a sério, não há paciência. Acredito em atracção instantânea, mas não em amor instantâneo que faça os personagens dizer "amo-te" 24 horas após se conhecerem.

2) Triângulos amorosos - bem, eu até consigo ser tolerante com a maior parte dos pseudo-triângulos, porque não passam disso, e uma das partes nunca tem hipótese - porque ainda assim algumas vezes os autores conseguem criar um conflito ou um personagem que vale a pena seguir, mesmo (e felizmente) que nada contribua para o triângulo. O que me irrita mesmo é enfiar um triângulo à má fé para criar tensão quando a própria narrativa já está carregada de tensão e não precisa disso para nada. Ou não termos pistas de um triângulo no primeiro livro e de repente no segundo o autor achou piada a fazer com que um terceiro personagem já existente se meta no meio do par. É apenas preguiça do escritor, que acha que aquilo é uma maneira fácil de criar um enredo interessante - não, meu amigo, apenas vai dar cabo da história.

3) Personagens mal-construídos e pouco credíveis. A sério, fico a bater mal se não conseguir perceber o personagem graças à péssima capacidade do autor em escrever um personagem em condições.


E agora é a parte em que faço batota e não passo o selo. Lol, até gosto de responder a estas perguntas, mas depois sou demasiado preguiçosa para ir escolher "apenas" X blogues a quem passar o selo.

4 comentários:

  1. Olá p7. Não tens de agradecer, é merecido e gostei bastante de ler as tuas respostas. :)

    Concordo com todos os parâmetros que mencionas, especialmente no que se refere aos amores instantâneos, para os quais não tenho mesmo paciência. Faz-me uma enorme confusão obras em que os personagens acabaram há minutos de se conhecerem, mas já juram amor eterno. :P E tal como sucede contigo, adoro um livro que seja capaz de me emocionar. :)

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;D

      Felizmente começo a ver cada vez menos isso... ou sou eu que já tenho um sexto sentido para evitar esses livros, ou os autores perceberam que insta-love não funciona e andam a escrever coisas com uma maior nuance, o que é de louvar. :)

      Bjs e boas leituras tb! ;)

      Eliminar
  2. Hello, só para avisar que também te enviei este selo. Mandaram-mo já há algum tempo mas só agora é que tive oportunidade de tratar "dele". O mesmo acontece com o do arco-íris :p
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Kel, obrigada! :D Vou acrescentar ali uma menção para o teu post, então. ;)

      Eliminar