sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Os meus desafios de leitura de 2014

Como já mencionei no post anterior, em que avaliei os desafios de 2013, não tenciono inscrever-me em desafios literários "oficiais", porque geralmente não funcionam bem para mim. No entanto, fazer desafios pessoais tem resultado melhor, como pude comprovar ao rever os desafios de 2013. Por isso, vou continuar com o modelo de 2013 e desafiar-me a ler:
  • YA contemporâneo
  • YA fantasia épica
  • ficção histórica
  • steampunk
  • distopia/pós-apocalíptico

Sendo que o desafio das distopias e livros pós-apocalípticos acaba por ser a excepção óbvia, já que é um desafio que vou realizar com outras pessoas graças às leituras conjuntas que fazemos no Goodreads.

Por outro lado, mudei um pouco a designação do desafio da ficção histórica. Dantes era apenas YA, porque quando comecei a fazer desafios no género histórico eram dedicados à literatura YA; mas este ano, já que tenho cá para casa um ou outro livros adultos, vou retirar a designação e admitir livros para todas as idades.

Acabei por não fazer o mesmo (retirar a designação YA) para o contemporâneo ou para a fantasia épica por duas razões opostas: no segmento mais adulto, do primeiro não costumo ler praticamente nada, e o segundo é um género bastante visitado por mim. Em ambos os casos isso invalidaria fazer um desafio que fosse realmente desafiante. Não que não possa mudar de ideias em relação a este aspecto mais tarde... mas por agora vou deixar assim.

Como no ano passado, vou ter ali um separador ali em cima no blogue dedicado a estes desafios, com listas de livros que tenho na estante por ler, e listas de livros que gostaria de ler para o desafio. No mesmo separador vou ter mais duas listas, como no ano passado:
  • séries que quero ir terminando
  • séries que gostava de começar

São só listas para me motivar, e não desafios mesmo. É o factor psicológico, ao ver listadas ali algumas séries pode ser que me motive a terminá-las. Por isso não as vou tratar como desafios, e não vou fazer listas de livros lidos, apenas vou riscando da lista os livros lidos.

Fora isso, vou continuar a acompanhar alguns objectivos de leitura, ou mini-desafios pessoais, no meu ficheiro de Excel em que costumo registar os livros que leio ao longo do ano:
  • ler em inglês
  • ler noutras línguas
  • ler autores portugueses
  • ler autores não anglo-saxónicos
  • ler audiolivros
  • ler clássicos
  • ler BD
  • ler contos/novelas/antologias
  • ler não ficção

Fora isso - e eu sei que digo isto todos os anos, mas durante este ano que passou fiquei com uma melhor ideia das minhas aquisições de livros, e por isso posso delinear um plano para as restringir - deixo aqui alguns objectivos mais gerais (são repetidos do ano passado):
  • diminuir a lista de livros por ler
  • o que passa por comprar menos livros
  • gostava de terminar algumas séries
  • e tentar não começar muitas outras

Penso que é tudo. O único objectivo que me falta aqui expressar é continuar a ter vontade e disponibilidade para ler e para opinar aqui no blogue, que são duas das coisas que mais gosto de fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário