domingo, 9 de março de 2014

Curtas: Calvin & Hobbes, Garfield, Cascão

À parte o ver por aí a tira ocasional (porque convenhamos, Calvin & Hobbes deve ser a obra da nona arte mais citada por esse mundo fora), acho que não leio Calvin & Hobbes há uns 10 anos ou mais. Entre eu e a minha irmã, adquirimos alguns álbuns quando éramos miúdas, e lemos praticamente tudo da tira graças à biblioteca local... mas já foi há algum tempo.

Não o sabia, mas estava com saudades de um monte de coisas. Da cara esquisita que o Calvin faz quando se mete a fazer caretas. Da Susie, a miúda que mora na casa ao lado, com a qual o Calvin tem a típica relação de um miúdo de 6 anos - "as miúdas são nojentas!" Da Rosalyn, a única babysitter que consegue aguentar uma noite a tomar conta do Calvin.

Da imaginação inesgotável do Calvin, que o põe a caminhar entre dinossauros ou monstros intergalácticos, a crescer (literalmente) sem limite ou a perder a gravidade. Da relação com o Hobbes, tão ternurenta e turbulenta. E dos pedacinhos de sabedoria que ocasionalmente ocorrem ao Calvin. Por vezes o rapaz lembra-me um adolescente preso no corpo de um miúdo de 6 anos.

Gosto destes volumes/reedições, que juntam cada um dois volumes da série que reúne as tiras de Calvin & Hobbes. Originalmente editados pela Gradiva em 1998, a editora fez agora uma reedição de ambos, e a acreditar no que é anunciado no site da editora, farão uma reedição de todos os álbuns. Uma óptima notícia.

Gosto bastante deste formato, pois os álbuns são maiores que o formato normal para BD de tiras. Imagino que nem todos os volumes da série normal tenham sido reeditados neste formato maior, mas já fico contente se reeditarem aqueles que o foram.

O Essencial junta as tiras de Calvin & Hobbes e de Há Monstros Debaixo da Cama?; O Indispensável reúne A Noite da Grande Vingança e Progresso Científico... uma Treta!.

Cascão 50 anos, Mauricio de Sousa
Este é um volume bem giro em capa dura que comemora os 50 anos do personagem Cascão, da Turma da Mônica, reunindo algumas histórias do personagem. Histórias bem engraçadas, porque a premissa do personagem é que não toma banho. Nunca.

Diverti-me com as várias histórias, e apesar de ser uma espécie de antologia (e de eu ter lido alguns álbuns do personagem e da Turma quando era mais nova), quase todas acabaram por ser novidade para mim. Só achei que podíamos ter alguma contextualização em cada história - por exemplo, em que ano foram publicadas e em que revista. Sei lá, uma introdução mais longa e mais completa sobre o personagem também seria interessante.

Entre todas as histórias, a minha favorita foi uma sobre a primeira vez... a tomar banho... do Cascão. Muito divertida, pelo formato de "documentário" que tem. E acho interessante que tenho sido criado para a linha manga da Turma da Mônica, em que os personagens estão mais crescidos, o que justifica esta quebra na premissa do personagem. Além disso, essa quebra mostra uma evolução no personagem, e isso é sempre bom.

Volume que reúne as tiras do Garfield entre Janeiro de 1988 e Outubro de 1989. (Datas engraçadas, pois pude ler neste álbum a tira do dia em que nasci. Sou eu que estou velha ou só ando a ler ultimamente tiras que já andam por cá há algum tempo?)

Não tenho um historial de ler muito Garfield no passado, mas gostei de ler este volume e pude apreciá-lo à mesma. A edição é muito boa, em capa dura, e o papel é de melhor qualidade que o normalmente usado em livros de tiras de BD.

Diverti-me imenso a descobrir as questões principais da tira. A paixão do Garfield por comida, as vezes em que faz/é obrigado a fazer dieta. As patifarias que faz ao Odie, coitado do cão. As trapalhadas do Jon. O Nermal e o modo como irrita o Garfield. O que o pobre carteiro sofre às mãos (garras) do Garfield. As "caçadas" aos passarinhos e os esquemas para confundir o Jon. Mesmo não sendo uma das tiras da minha infância, gostei imenso deste volume.

Sem comentários:

Enviar um comentário