segunda-feira, 17 de março de 2014

TAG: Breaking The Spine


Esta TAG foi-me passada pela Cláudia do blog Uma Biblioteca em Construção. (Obrigada!) Consiste em responder a algumas perguntas sobre um dos maiores pesadelos de um bibliófilo... lombadas com vincos.

Perguntas:
1. Vincas/dobras as lombadas ou preferes manter o livro como novo?
Normalmente consigo manter as lombadas sem dobras ou vincos. Não é que me importe quando acontece, apenas a maneira como leio um livro permite-me evitar as dobras, e manter as lombadas sãs e salvas.

2. Para quem não gosta de lombadas dobradas, já o fizeram acidentalmente?
Não é que desgoste, mas como disse, consigo deixar as lombadas intactas, normalmente. No entanto, já têm acontecido alguns acidentes, sim... fico mais zangada quando estou a ler um livro, reparo que a lombada está bonitinha, e depois dou por mim a fazer um vinco passadas 20 páginas.

3. Se comprares um livro usado em que a lombada venha dobrada, como te sentes?
Não me importo. Até tem algum charme, quer dizer que pelo menos o livro foi lido.

4. Concordas ou discordas que um livro com a lombada estragada é um livro amado?
Não necessariamente. É um livro lido, pelo menos, mas a pessoa que o leu pode não ter gostado. Nem toda a gente é tão cuidadosa como eu, por isso na maioria dos casos uma lombada "estragada" apenas quer dizer um livro lido. (Ou uma péssima qualidade de encadernação.) No meu caso, acaba por ser mais como a pergunta sugere. Os livros com lombadas mais vincadas são aqueles que mais foram lidos por mim, o que em princípio denota um favorito.

5. Como as lombadas nos hardbacks são mais difíceis de estragar ou nota-se menos, preferes comprar hardbacks ou paperbacks?
Lombadas e a sua capacidade para ganharem dobras não é, e nunca foi, o que me faz escolher entre paperbacks ou hardcovers... mas, sim, prefiro muito mais hardcovers. Chamem-me superficial, mas são tão bonitos.
Bem, desafio-vos a responder à TAG, se quiserem. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário