sábado, 29 de março de 2014

Uma imagem vale mil palavras: Vampire Academy (2014)

Tenho uma nova política: mantenho-me longe de trailers e grande parte do material promocional que rodeia adaptações de livros - pelo menos, de livros que tenha lido. Cada vez mais tenho a sensação que só levam a expectativas e preconceitos errados, e acabam por colorir a minha experiência de forma negativa. Prefiro viver na abençoada ignorância. Parece que funciona melhor.

Esta nova política tem consequência para a minha experiência com este filme. Se fosse a crer nos milhentos trailers e clips e sei lá mais o quê, este filme reduzia-se a drama adolescente com meninas más na escola secundária de vampiros. Felizmente, não corresponde à verdade. Quero dizer, o filme (e a história original) têm esse elemento, claro, e em parte num tom satírico, mas é (são) muito mais do que isso.

Tendo em conta aquilo que me recordo, o filme acaba por estar relativamente perto da narrativa original. Há uma certa preocupação em explicar os conceitos base deste mundo, o que é louvável... excepto quando põem na boca dum dos personagens algo que o seu interlocutor já sabe, só para benefício do espectador. (Sim, de vez em quando dá-lhe para o info-dump. Tsk, tsk.)

Até gostei do visual geral do filme. Encaixa bem com o que sei deste mundo e com o que tinha visualizado eu própria. Adorei a biblioteca/sótão da igreja (só podia), mas toda a escola em geral conseguiu agradar-me. O aspecto de terem aulas à noite era algo de que não me lembrava, mas é mesmo giro.

Se há coisa que posso criticar na estrutura narrativa... é terem sido demasiado ambiciosos. Quiseram ser fiéis à história original de tal modo que está tudo lá, sim, mas para encaixar tudo em menos de duas horas... a história não respira. Acontece tudo demasiado rápido, sem tempo para o espectador ponderar na informação que adquiriu. Sem tempo para desenvolver as personagens e as relações entre eles.

A mim, como conheço a história, isto não fez tanta diferença (fez alguma, pois afinal notei este aspecto), já que não tive dificuldade em acompanhar. Mas e alguém que não leu os livros? Será que consegue acompanhar e usufruir da experiência cinematográfica?

Quanto a actores... tinha algumas dúvidas quanto à Zoey Deutch, mas acabei por me divertir imenso com a sua Rose. Quase que me esquecia que a Rose tinha um lado meio "macaco", algo incapaz de levar as coisas a sério. Sei lá, captou bem a irreverência da Rose. Quanto ao Dimitri, acho que não tinha grandes expectativas, não tenho uma imagem clara do que imaginava quando lia os livros... gostei do actor. Estava... grande, para o que me lembro de o ver quando o papel foi anunciado.

Sobre o resto do elenco, não tenho grande coisa a apontar. Houve alguns cujos papéis e cenas me pareceram excessivamente cheesy e cliché - a Kurova, a Mia, talvez a rainha Tatiana ou o Victor -, mas penso que isso não tem tanto a ver com as capacidades dos actores. Creio que tem mais a ver com a qualidade do argumento e com aquela qualidade de "narrativa apressada" de que falei ali em cima, que não deixou desenvolver alguns personagens em condições.

Sobre o final, adorei aquela cena. Muito Rose e Dimitri, e hilariante. Podia ter visto o filme todo só por aquela cena.

6 comentários:

  1. Eu ainda não vi o filme (embora o queira fazer) e já vi o trailer :p

    Pelo trailer pareceu-me ter esses elementos de romance adolescente na escola secundária, mas se formos a ver o filme... é um romance adolescente na escola secundária com imensa ironia, especialmente da personagem principal... Por isso estou à espera disso :)

    Estou curiosa para o ver :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já és capaz de não o encontrar no cinema, eu fui ver na segunda semana de exibição e já só havia em 3 salas de cinema a passar em Lisboa, uma sessão cada por dia. Achei pouquíssimo. :(

      Sim, tem esses elementos, e ainda bem, são parte do encanto. :D Mas da maneira como os trailers estão feitos, dão a sensação que é apenas isso, acho que mostram a história duma forma redutora, há tanta coisa fixe que deixam de fora... acho que os trailers poderão afastar mais espectadores do que atraí-los, é pena. :/

      Espero que gostes. ;)

      Eliminar
  2. O único filme que me mantenho longe dos trailers é o Divergente...agora vamos ver o que acho do filme ;)
    Apesar de todo o material promocional desde que não veja os trailers estou bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Loool também tenho fugido do burburinho em volta do Divergente... é uma adaptação importante para mim, por isso quanto menos expectativas, melhor, no meu caso. :)

      Eliminar
  3. Nossa eu estou enlouquecendo para assistir esse filme mas infelizmente não vai passar no cinema daqui ai vou ter que esperar um pouco mais.
    Meu mundo particular

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que pena que não vai estrear aí... :( É um filme engraçado, especialmente para quem leu os livros, mas assim vai ter que esperar pelo DVD... espero que goste. ;)

      Eliminar