quinta-feira, 31 de julho de 2014

Este mês em leituras: Julho 2014

E chega ao fim o mês de Julho, um mês recheado de boas leituras, muito boas leituras, apesar de mais agitado para mim. Foi um bom mês.

Livros lidos

Pronto, este mês não há fotos. Estive de férias no início do mês, e na minha grande esperteza, deixei os livros que li e opinei nessa altura em casa dos pais. Para tirar fotos a meia pilha, mais vale não tirar.

Opiniões no blogue


Os livros que marcaram o mês

  • A 5ª Vaga, Rick Yancey - gods, este livro é assustadoramente brilhante e brilhantemente assustador. O apocalipse nunca me pareceu tão aterrorizante, e o retrato do estado da humanidade em face da destruição é qualquer coisa de impressionante; e acima de tudo, é uma boa história, mesmo fascinante.
  • Quando Éramos Mentirosos, E. Lockhart - um total mindfuck, cortesia duma narradora instável e duma família aparentemente perfeita, mas atolada em conflito e tragédia. A escrita é complexa, mas cativante, e vale a pena percorrer a história para chegar ao fim e aquilo fazer total e completo sentido.
  • Ruin and Rising, Leigh Bardugo - foi um fim de trilogia tão emocionante, e aflitivo, e foi delicioso poder acompanhar estes personagens que aprecio tanto, e o fim deixou-me satisfeita, mas triste, porque acabou, e este mês foi só acabar séries que seguia, e pronto, acho que fiquei emocional.
  • Champion, Marie Lu - não era para destacar este, porque a trilogia é boa, mas não superlativa; mas quanto mais penso neste fim da trilogia, mais gosto dele, e acho que a autora fez um bom trabalho com ele e com a trilogia... e o bom trabalho merece ser recohecido.
  • Transformar-se em Maria Antonieta, Juliet Grey - acho que merece ser destacado porque escreve ficcionalmente sobre pessoas que existiram; o que me dá um nó na cabeça cada vez que tento pensar nos personagens e nas suas motivações... porque depois lembro-me que estas pessoas existiram, e sei lá eu se as coisas aconteceram mesmo assim, e se pensavam assim, etc.; a divisão ficção vs. realidade é complicada neste caso, mas foi um bom livro, bem plausível, suponho.
  • Dreams of Gods and Monsters, Laini Taylor - há algo na maneira como a Laini Taylor escreve que faz de mim uma total fangirl, e esta leitura tem sido fabulosa, excitante, deliciosa, perfeita; a autora consegue introduzir vários fios de enredo e enleá-los perfeitamente, e melhor, relacionar tudo sem deixar ponta solta, e não dá ponto sem nó; tem sido uma viagem e pêras.

Outras coisas no blogue


Aquisições

Mais Forte que o Desejo, Cheryl Holt
Uma Espia na Casa do Amor, Anaïs Nin
As Meninas de Paris, Henry Miller
Justine ou os Infortúnios da Virtude, Marquês de Sade
O Quarto dos Horrores, Angela Carter
Os primeiros quatro, da colecção de livros eróticos do Correio da Manhã. O último, a minha alma está parva. Já tenho ouvido falar do livro, mas não sonhava que tivesse sido publicado em português. Qual não é a minha surpresa quando encontro esta velhinha edição da colecção azul da Caminho, que deve ter uns 20 anos, numa papelaria local.

O Marciano, Andy Weir
Tríptico, Karin Slaughter
Para Sir Phillip, Com Amor, Julia Quinn
A Voz, Juliet Marillier
Os primeiros dois foram comprados na Wook (o segundo era oferta na compra do primeiro). Fiz uma compra a meias com a mana para aproveitar um daqueles vales jeitosos para a Wook que andavam a dar na Feira do Livro. O livro da Julia Quinn foi adquirido numa troca com uma amiga e o da Juliet Marillier foi adquirido graças a uns descontos em cartão.

Rivals in the City, Y.S. Lee
The Secret Diary of Lizzie Bennet, Bernie Su, Kate Rorick
All Lined Up, Cora Carmack
Champion, Marie Lu
A pilha em inglês do mês, livros que queria ler e finais de séries que queria devorar. Estou muito curiosa com o Rivals in the Ciry, mas com pena de chegar ao fim e de ser o último livro com a Mary e o James. E adoro The Lizzie Bennet Diaries, por isso este tie-in vai ser um complemento muito bom, mas gostava de rever a série antes de o ler.

The Girl with the Dragon Tattoo vol. 1, Denise Mina, Leonardo Manco, Andrea Mutti 
Capitão América: O Soldado do Inverno vol. 1, Ed Brubaker, Steve Epting, Michael Lark, John Paul Leon
Capitão América: O Soldado do Inverno vol. 2, Ed Brubaker, Steve Epting, Michael Lark, Lee Weeks, Stefano Gaudiano, Rick Hoberg
Homem-Aranha: A Última Caçada de Kraven, J.M. DeMatteis, Mike Zeck
Guardiões da Galáxia: Legado, Dan Abnett, Andy Lanning, Paul Pelletier
A banda desenhada do mês, com destaque para a Colecção Universo Marvel, publicada em parceria Levoir-Jornal Público, mas também o primeiro volume da adaptação de The Girl with the Dragon Tattoo, que adquiri numa promoção do Book Depository daquelas que eles fazem de meia em meia hora durante um dia. Há que aproveitar, eles têm sempre tanta coisa, mas tão pouca me interessa, que há que apoiar quando apostam neste tipo de coisa. De resto, alguma BD Disney e Marvel, e ainda a revista Estante, da Fnac.

A ler brevemente

Finalmente vou pôr as mãos no Rivals in the City, ou assim o espero. Custa um bocadinho dizer adeus a outra série favorita, e a um par de personagens que adoro acompanhar. Fora isso, espero vir a ler Opposition (outra série a terminar), Isla and the Happily Ever After (ainda outra série a terminar, uma pela qual espero há dois anos, sempre a suspirar por ela), e o livro de contos do Four (que não é bem uma série a terminar, mas também é o último livro publicado da série, portanto...). O que é que se passa com este ano e eu acabar séries??? O meu pobre coração frágil não aguenta.

Gostava ainda de ler O Marciano, que me suscita imensa curiosidade há bastante tempo, e tenciono continuar a ler os livros de banda desenhada da Colecção Universo Marvel.

Sem comentários:

Enviar um comentário