domingo, 31 de agosto de 2014

Este mês em leituras: Agosto 2014

O mês de Agosto foi fantástico para mim, em termos de leituras. Apesar de estar a trabalhar a tempo inteiro, tenho uma hora de almoço generosa, e um bom bocado de tempo em transportes, que me permitem ler, ler muito. E por isso, diria que este mês em leituras foi mesmo bom para mim. Venham mais boas leituras.

Livros lidos


Opiniões no blogue


Os livros que marcaram o mês

  • Rivals in the City, Y.S. Lee - nunca mais vou ler sobre os meus queridos e adoráveis Mary e James, e o meu coração de fã chora por isso. Mas vou acarinhar a sua última aventura, muito. Vou ter mesmo saudades.
  • O Marciano, Andy Weir - em retrospectiva, o humor do Mark é brutal, especialmente a lidar com todas as desgraças que lhe acontecem, e as suas peripécias em Marte cativaram-me deveras. Uma óptima surpresa, porque não esperava gostar tanto.
  • The Secret Diary of Lizzie Bennet, Bernie Su, Kate Rorick - este livro só conseguiu fazer-me morrer de saudades de The Lizzie Bennet Diaries, mas também de Orgulho e Preconceito; e ao mesmo tempo, adorei-o por ser uma adaptação, e uma adaptação de adaptação, muito original e meritória.
  • O Projeto Rosie, Graeme Simsion - uma história fofinha e bem gira, com uma pitada de romance, sobre um homem que é um bocadinho diferente, e sobre a sua demanda para encontrar uma esposa, e como essa demanda é desviada por uma mulher completamente inadequada, mas que o desafia para fora da sua zona de conforto. Também não esperava gostar tanto.
  • O Espetacular Momento Presente, Tim Tharp - apesar de não ser um livro do outro mundo, é muito interessante pelo retrato que faz do protagonista, e do problema que ele tem;
  • Attachments, Rainbow Rowell - bem, é Rainbow Rowell, e acho que não precisava de dizer mais nada. Só acrescento que deviam ignorar a premissa estranha do livro, e ver como esta senhora faz resultar qualquer coisa nas suas mãos de ouro. E já agora, permitirem deixar-se apresentar às histórias fantásticas que ela escreve.
  • Four: A Divergent Collection, Veronica Roth - depois do Allegiant, fiquei fascinada com a ideia do Four como narrador, por isso tem sido interessante segui-lo por alguns momentos-chave da sua vida desde o dia da escolha de facções até mais ou menos aos eventos do Divergent. Até é pena que a trilogia não conte toda com ele como narrador de parte da história.

Outras coisas no blogue


Aquisições

Ora bem, O Espetacular Momento Presente e Um Caso Perdido saíram-me a custo zero, resultado do dinheiro que tinha em cartão. Fico contente por ter dado uma oportunidade ao primeiro, porque sempre lhe torci o nariz, desde a primeira vez que ouvi falar dele, e afinal era uma coisa completamente diferente do que esperava. Foi bem mais interessante. No caso de Um Caso Perdido, há que tempos que estou curiosa para ler algo da autora, e se bem que preferisse começar pelo Slammed, suponho que este também serve. Além disso, gosto de apoiar quando as editoras se lembram de publicar este género, mesmo quando não sou fã dos preços delas.

Os restantes livros foram comprados na Wook, aproveitando uns vales de desconto que andavam a ser distribuídos na Feira do Livro. O primeiro da Shannon Hale vinha como oferta na compra do segundo, e tenciono dar uma oportunidade ao The Giver antes de me lançar a ver o respectivo filme.

O This Song Will Save Your Life foi adquirido naquela promoção do Book Depository das 24 horas de promoções, porque estava curiosa acerca do livro e porque gosto que eles apostem no género YA, tendo em conta que 90% da vezes as promoções nessas 24 horas são com livros de não-ficção, thrillers, cozinha, tricotar, de Legos, ou para crianças ou bebés. Ou seja, tudo o que eu não leio.

Os restantes são de séries e autoras que estou a seguir e que saíram em Agosto (Opposition e Four: A Divergent Collection), ou de uma autora que estou a adorar e cuja obra quero ler toda. (Não é assim tão difícil, tendo em conta que a Rainbow Rowell só tem 4 livros publicados.)

Os restantes livros da colecção de eróticos do Correio da Manhã. E a colecção do Público com os livros e os contos de Arthur Conan Doyle sobre Sherlock Holmes. Ao contrário duma certa colecção do DN/JN de há uns anos, esta parece-me que vai ter a obra integral, todos os contos, ainda que os vá dividir de forma diferente que o habitual para os livros que os coleccionam. O volume azul tem Um Estudo em Vermelho (escarlate, minha gente! Escarlate!), o amarelado/creme/cor de burro quando foge tem O Signo dos Quatro, o roxo tem os primeiros nove contos de As Aventuras de Sherlock Holmes, e o verde os três contos que faltam desse livro, mais os primeiros cinco de As Memórias de Sherlock Holmes. Não sei se acho muita piada à divisão, porque tinha certamente mais piada se esta colecção respeitasse as antologias, mas pelo menos parece ir publicar tudo, o que já é uma grande vantagem em relação à outra colecção que mencionei (e que me deu um desgosto quando percebi que não tinha tudo).

Os livros de banda desenhada do mês. A Goody já se acalmava um bocadinho com a quantidade de revistas de 300+ páginas que publica por mês, que eu qualquer dia não tenho vida para as acompanhar a todas, e até gostava de o fazer. Mas publicarem duas Disney Especial num mês (a Detectives, aqui vista, e a Verão, das aquisições do mês passado, foram as duas publicadas em Julho), também já é um exagero. Não basta uma por mês?

Fora isso, estão ali as revistas Marvel Now! em português, e os livros da colecção Universo Marvel da Levoir/Público. Estou muito curiosa com o Marvels, que sempre quis ler, mas quando dei por ter sido editado em capa dura em português há uns anos, já tinha desaparecido das livrarias, para nunca mais ser encontrado. *cue música trágica*

A ler brevemente

Portanto, eu em Setembro tenciono continuar a ler os livros da colecção Universo Marvel, por isso tenho dois deles ali; tenciono ler o Maze Runner e o The Giver por causa dos respectivos filmes, e por isso também estão ali. Fora isso, também tenho dois livros da Meg Cabot para ler, para continuar o meu projecto de ler os livros que tem publicados (eu gosto de sofrer), e lerei A Vingança e Há Horas Más.

Gostava de ler Um Caso Perdido, portanto é uma hipótese para os próximos tempos. E sei que tenho o Isla and the Happilu Ever After à minha espera nos Correios (chegou-me a semana passada, mas o meu horário da semana passada era incompatível com as horas de abertura do posto dos CTT da minha zona, tenho andado a sofrer horrores por não lhe poder pôr logo as mãos em cima).

Tenciono ler o Heir of Fire, porque tenho andado no último ano com uma comichão terrível para saber o que acontece a seguir, depois do Crown of Midnight ter terminado de modo tão dramático. E descobri no outro dia, inesperadamente, que a Rebecca Maizel já publicou o terceiro e último livro desta série (não sei como é que me passou ao lado), mas gostava finalmente de saber o que vai acontecer à Lenah e ao Rhode.

Estou curiosa acerca do Jackaby, porque parece abrir a porta à enxurrada de adaptações e livros inspirados pelo Sherlock Holmes que inevitavelmente hão de chegar a partir de agora (o mundo editorial acordou para a pancada que meio mundo tem com as mil e uma adaptações do personagem). E estou também curiosa acerca do Winterspell (o Quebra-Nozes! retelling!) e do Afterworlds (Scott Westerfeld! um livro sobre o mundo editorial!). E pronto, vou parar por aqui, porque a este ponto já são mais wishful thinking - daquele que dá vontade de tornar realidade, mas ainda não o é. Veremos como o mês corre, se será tão bom como este.

2 comentários:

  1. Só coisinhas boas :)

    Apesar da Topseller ser um pouco careira tenho gostado das apostas deles, já viste que vão lançar o Let it snow por cá? Ainda assim acho que publicam James Patterson a mais eheh.

    Também gostei de o Projecto Rosie é um livro diferente mas não é muito conhecido cá.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm tido muito boas escolhas, acho que se vê a preocupação deles por ter um catálogo bom, mais ou menos variado e em quantidade. :) Custa-me um bocado quando lhes olho para o PVP (O Marciano é 19,90€!), mas também é por isso que tenho comprado os livros deles com o dinheiro em cartão, salvo raras excepções.

      Parece uma boa aposta! O Green já todos conhecemos, é ele que vai vender o livro, mas é uma boa coisa para conhecer as outras autoras, ando com vontade de espreitar a Maureen Johnson. ;)

      O James Patterson cheira-me que é para eles o que a Nora Roberts é para a SdE, o bestseller que permite publicarem as outras coisas. Por isso, venha ele, que eu não me importo, não leio, mas desde que continuem com as outras coisas, já fico contente. ;)

      O Projecto Rosie é tão engraçadito, é realmente pena que não seja mais conhecido. :/ Mas a editora é pequena, é recente, e dá pouco nas vistas... :S

      Beijinho e boas leituras! :D

      Eliminar