domingo, 8 de fevereiro de 2015

Curtas: Eleanor & Park, This Night So Dark

Eleanor & Park, Rainbow Rowell
Vai ser um comentário curto, porque esta foi uma releitura, e para a parte de babar para o livro vou colocar aqui apenas o link para a minha opinião original, que se mantém. Apenas vou dizer que é um livro que vale a pena ler e dar uma oportunidade, porque é uma história bem gira sobre o primeiro amor, e os seus altos e baixos, e a Rainbow escreve duma maneira muito realista e verdadeira.

Quanto à edição em português, posso dizer que fiquei satisfeita. Não dei com erros de revisão, e não tenho queixas de maior da tradução. (Há o uso de uma ou outra palavras que me parecem ser mais antiquadas, mas suspeito que possa ser a maneira de a tradutora transmitir que a história se passa nos anos 80? De qualquer modo, não me incomodou para além da estranheza inicial.)

Como comentário final à releitura, tenho a dizer que foi capaz de me cativar como se fosse a primeira vez. Encantei-me e sofri novamente com Eleanor e Park, indignei-me com a vida familiar da Eleanor e adorei conhecer os pais de Park. Um testamento a quanto gostei do livro e da autora.

This Night So Dark, Amie Kaufman, Meagan Spooner
Esta é uma curta história que recapta o protagonista masculino de These Broken Stars, o Tarver, e que reconta na perspectiva dele um evento aludido nesse livro, a maneira como ganhou a sua promoção militar, que curiosamente o colocou no local e momento certos para estar no centro dos acontecimentos de These Broken Stars.

O melhor da história? Tem uma grande ligação com os acontecimentos do primeiro livro da trilogia, mesmo decorrendo antes deste livro. Alguma tecnologia que vemos no planeta em que o Tarver e a Lilac se despenham está em This Night So Dark a ser estudada num laboratório a modos que secreto, num outro planeta, e o Tarver está de patrulha quando se vê envolvido num assalto que mercenários interessados nessa tecnologia fazem ao laboratório.

É fascinante ver como as pessoas envolvidas em ambos os eventos são, como direi, ah sim, mal puro. Aquilo que estão a tentar fazer, e os métodos que usam para fazê-lo, bem, são arrepiantes. Devo dizer que espero que o Tarver perceba a sorte que tem por não só lhes ter lixado os planos e sobrevivido a eles, como tem uma sorte macaca por o ter conseguido duas vezes. Não me parece que tenha acontecido com muita gente neste universo.

O outro ponto que queria destacar é o relato, bem ao estilo do primeiro livro - capítulos com narração da história principal, intercalados com um diálogo que nos mostra que o Tarver está a contar a história a alguém; neste caso a Lilac, aparentemente numa noite depois de ele ter um pesadelo com a situação. Fico tão feliz só de pensar neles os dois juntinhos, a ter uma vida em comum, especialmente depois dos eventos de These Broken Stars. Pontos bónus por as autoras terem conseguido sugerir isso tão bem em tão poucas palavras.

2 comentários: