domingo, 28 de junho de 2015

O que aprendi em 5 anos a ler e a escrever sobre livros

Se não for óbvio, é isso mesmo que o título quer dizer: o blogue fez 5 anos esta semana que passou. Normalmente tento postar no dia certo quase ao milionésimo de segundo, só que de ano para nunca me consegui decidir em que dia festejar, porque tive um arranque precoce cerca de uma semana antes de começar a postar regularmente, e fico sempre na dúvida se devo festejar o dia em que me decidi a criar um blogue, ou o dia em que comecei a levar aquilo a sério e nunca mais parei.

Portanto, este ano estou a tentar uma abordagem mais descontraída. (Isso, e durante a semana houve falta de tempo e inspiração para fazer algo de jeito.) O blogoversário foi esta semana (ou talvez na outra), o que interessa é assinalar a ocasião. Tenho andado há meses com algumas ideias sobre o que fazer para esta altura, e ainda não descartei todas, mas esta foi a que se chegou mais à frente.

E o que é que eu posso dizer que aprendi a escrever (e a pensar) sobre livros? Primeiro que tudo, tenho a dizer que nem consigo bem olhar para as primeiras coisas que escrevi aqui, porque sei que são completamente diferentes do que faço hoje em dia. Não que tenha vergonha, mas sentiria o quão pouco me dizem sobre o que achei naquela altura sobre aquele livro. Teria vontade de reescrever. Ou reler o livro, para poder reescrever. Por isso, prefiro manter-me afastada, ou era capaz de dar em doida.

E assim, aquilo que faço hoje em dia aproxima-se mais do que quero fazer com as minhas opiniões: registar o que achei de certos pontos da narrativa, sendo vaga o suficiente para não despejar o enredo todo ali, mas específica o suficiente para ler a sequela dali a um ano e ir reler a opinião e esta me ajudar a rever a história até àquele ponto.

Além disso, gosto muito da maneira como escrevo agora por outra razão. São posts longos, dão um trabalhão a escrever, e não espero que alguém tenha a paciência de os ler até ao fim; mas gosto deles porque demonstram a minha evolução no modo como leio e como penso sobre o que leio. Anima-me saber que aprendi muito com tanta leitura, e é a cereja no topo do bolo por fazer algo que é um hobby, mas que me enriquece.

Nestes 5 anos aprendi a avaliar dum ponto de vista mais técnico aquilo que um escritor faz com a sua história, e se bem que não posso dizer que isso faz de mim uma profissional, já fico contente por poder avaliar se o ritmo do enredo está a seguir bem, se falta alguma coisa, se o autor encheu chouriços e aonde, se um clímax e um final resultam ou não, e porquê; consigo dizer o que funciona na história e o que não funciona, e isso já me deixa brutalmente feliz.

Falando mais especificamente do que aprendi a ler estas histórias em particular, aquelas que preencheram estes meus 5 anos... oh, dava para fazer posts durante uma semana. Talvez um mês. Sendo assim, acho que vou só fazer os destaques que me ocorrerem nos próximos minutos.

Aprendi a viver na pele de outros tão diferentes de mim, com experiências e pensamentos tão distintos, e aprendi empatia e compaixão pelo outro e pela diferença, e aprendi paciência na interacção com o outro, porque nunca sabemos o que lhe vai na cabeça.

Aprendi que mesmo com tudo o que nos separa, a experiência humana é universal, e que alguém tão diferente pode ter as mesmas experiências e problemas e dúvidas que eu, e ler sobre os mesmos pode ajudar-me a lidar com os meus.

Aprendi que está tudo bem se não soubermos o caminho, se errarmos e tropeçarmos e fizermos asneira, e se não tivermos tudo resolvido ainda antes de avançar, e que pode-se sempre improvisar, e que o esforço pode ser recompensado, se apenas nos atrevermos a avançar.

Aprendi que nem sempre os bons ganham, e muitas vezes os maus fazem muito mal, e aprendi a aceitar isso, mas também a não ficar impávida na face do que está errado, e a lutar na direcção do que está certo, e a torcer pelos bons, porque mesmo assim, ainda conseguem muitas vezes a vitória.

Aprendi a apreciar as histórias que fogem aos caminhos batidos, a procurar coisas que podem não ser universalmente populares, mas que são tão satisfatórias de ler. Adoro uma boa heroína com um feitio retorcido, uma pessoa difícil de gostar, mas tão bem caracterizada que é impossível não gostar da personagem. Aprecio quando não tem que ser o príncipe encantado a salvar o dia.

Aprendi a desenvolver um sexto sentido para avaliar os livros que me chamam a atenção, a ler nas entrelinhas das opiniões dos outros e perceber se é coisa que me interessaria, a separar o trigo do joio e escolher as leituras que mais me poderão agradar, poupando-me tempo e dinheiro que seriam gastos com coisas que não me cativariam.

Sobretudo, aprendi que não me canso, não me poderia nunca cansar, de ler, e por arrasto, continuo a gostar muito de opinar sobre ler. Há momentos mais agitados e mais calmos na minha vida de leitora, e consequentemente de opinadora, mas aprendi a aproveitar quando a vontade e a inspiração atacam; quando estão ausentes, bem, há sempre outro dia para escrever e para ler, e há tantas outras coisas que me agradam fazer que nunca poderia morrer de tédio. 

Neste momento, estou muito satisfeita e orgulhosa do que vejo quando olho para os últimos 5 anos, e só espero poder continuar a escrever aqui por muito tempo, enquanto me for possível e me der a vontade, e espero nunca perder a vontade e a curiosidade que me levou aos livros e à leitura.

8 comentários:

  1. Muitos parabéns, que venham mais cinco :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Também espero poder andar por aqui bastante mais tempo, têm sido uns tempos bem passados. :D

      Eliminar
  2. Muitos parabéns P7!

    Que venham mais 5 anos e que continues a dar-nos tão boas recomendações do que se publica lá fora :D

    Um grande beijinho e continua o excelente trabalho ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mafi! ^_^ Fico contente por ter a possibilidade de dar a conhecer coisinhas fixes, e fico ainda mais contente por elas encontrarem novos leitores. :D Beijinhos e boa leituras! ;)

      Eliminar
  3. Parabéns!
    5 aninhos e tanto que aprendeste. Imagina só o que te darão mais 5!
    Continuação de boas leituras.
    📚😄🎂🎁🎉😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Espero certamente ter a oportunidade de continuar aqui mais 5 anos, e de aproveitá-los ao máximo. ^_^ Boas leituras!

      Eliminar
  4. Ainda me lembro quando linhas o layout com os livros coloridos.

    Eu quando calho de ler qualquer coisa mais antiga no meu blogue é sempre com shudders e ughs e muita vontade de apagar tudo que tenha mais de 4 anos. O horror! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu! Ainda no outro dia estava a pensar nisso. Gosto bastante deste esquema, e não vejo por aí mais ninguém com ele, o que é um bónus, já que foi por isso que mudei do fundo dos livros... Mas de vez em quando, brinco com a ideia de o mudar, só que não consigo encontrar uma coisa que me agrade a sério, raios. -.-

      É isso mesmo, temos que fechar os olhos, ou passávamos o tempo a torturar-nos com os fantasmas dos posts do passado. xD

      Eliminar